Inauguração de painéis marca os 10 anos do Parque Nascentes de Paranapiacaba

Área de conservação ambiental compõe cinturão verde do Estado e é reconhecida pela UNESCO; exposição ficará disponível durante todo o Festival de Inverno

Inauguração de painéis marca os 10 anos do Parque Nascentes de Paranapiacaba

(Foto:Divulgação/PSA)

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba também comemorou os 10 anos de existência com a inauguração de uma exposição de painéis sobre a história do espaço ambiental. A mostra, aberta ao público na última quarta-feira (5), destaca a importância das unidades de conservação da flora e da fauna do lugar.
A exposição ficará no parque até o próximo mês e fará parte da programação do Festival de Inverno de Paranapiacaba. Um vídeo com depoimentos de profissionais da área ambiental e a iluminação do Olho D´Agua incrementou as comemorações de uma década do local.
O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense Ricardo Di Giorgio destacou a importância do parque para a Vila e também para o conjunto de municípios da região metropolitana. “O parque está localizado na Vila de Paranapiacaba, mas o Rio Grande que nasce aqui, e é um dos braços da Represa Billings, ajuda no abastecimento de água para dois milhões de moradores da nossa região”, destacou.
Atual secretário de Governo, prefeito à época da inauguração, João Avamileno, afirmou que foi um desafio tirar do papel a atual área de conservação ambiental. O ex-chefe do Executivo parou para refletir a importância do espaço e conscientizar a população. “Cada um deve se sentir responsável por cuidar e preservar a área verde.”
Com mais de 4 milhões de m², o parque compõe o cinturão verde de São Paulo e integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como relevante valor para a humanidade.