Cidade-irmã de São Bernardo do Campo, Linköping, na Suécia, está sendo visitada desde o último domingo (9) por secretários do município do Grande ABC. O objetivo da visita é conhecer o sistema de manejo e resíduos sólidos do local.
Estão em terras suecas os secretários Tarcísio Secoli, de Serviços Urbanos, Alfredo Buso, de Planejamento Urbano, Tunico Vieira, de Relações Internacionais, e Jefferson José da Conceição, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Com a visita, a Prefeitura pretende recolher mais informações para aperfeiçoar ainda mais o Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos, que está implementando no município.
Esse projeto prevê, entre outras medidas, além da coleta seletiva porta a porta, que teve início dia 5 no Rudge Ramos de forma experimental, a ampliação de 200 para 600 pontos de entrega voluntária (pev), modernização e ampliação dos equipamentos de limpeza e a construção, no local do antigo Lixão do Alvarenga, de uma usina que vai transforma, pela queima, lixo em energia.
Outras áreas de interesse e que poderão reforçar a cooperação entre São Bernardo e Linköping são tecnologia ambiental, planejamento urbano com foco em tecnologia 3D, desenvolvimento econômico e intercâmbio entre universidades.
“Esperamos ter conhecimento e inspirações adicionais para levar para São Bernardo”, disse o secretário Tarcísio Secoli.
Para os próximos dias estão programadas visitas em empresas da cidade, incluindo a multinacional Scania, e os escritórios da Civic Skäggetorp.