A cozinha pode ser considerada como o cômodo mais importante da casa, pois nela está o fogão, o cofre da casa. A cozinha ideal deve ter algumas condições básicas:
– iluminação – deveria ser totalmente iluminada pelo sol, o que nem sempre é possível, então não economize na iluminação. Uma das piores situações é a ausência de fontes de luz natural.
– cores – evite muito branco, muito bege para não cansar. Use imãs de geladeira coloridos, cesta de frutas vivamente coloridas, vasinhos de plantas e ervas, pimentas coloridas e conservas, posters coloridos com alimentos ou fotos culinárias, motivos bem humorados de pinguins ou mestres cucas.
– cheiros – O melhor cheiro é o de limpeza. Esfregue limão cortado ao meio na pia, ou cozinhar algumas ervas e temperos para dar um clima de limpeza e purificação na cozinha. O mais importante é a ausência de mau cheiro de qualquer tipo ou origem.
– localização – deve ser distante da porta de entrada e próxima da sala de jantar. Entre as dependências de empregada e a cozinha, é ideal ter a lavanderia e a área de serviços.
– colunas e vigas – se houver colunas na cozinha procure arredondar seus cantos ou cobrí-la com espelhos e retire fogão e a mesa debaixo destas vigas.
– portas – o ideal é existir apenas duas portas de acesso a cozinha. Caso existam mais devem ser eliminadas.
– relação e posição – fogão – ativa; geladeira – paralisa; portanto não coloque um de frente ao outro. Lixo não pode ficar na pia principalmente perto do fogão. Porta da rua continua e em frente a porta da cozinha, coloque um biombo, aquário, plantas entre um ponto e outro.
Lembre-se : higiene acima de tudo!!!
Dicas para cozinhar
– não vá para cozinha depois de uma discussão em família ou forte emoção, ou emoções vindas da TV;
– depois de relação sexual, tome banho e descanse por 10 minutos para depois ir para a cozinha;
– evite comer comida preparada por alguém alcoolizado ou drogado;
– evite repreender o cozinheiro ou quem cozinha, antes dele preparar a refeição;
– eletrodomésticos que pifam com freqüência pode ser energia de ódio destrutivo na casa;
– cante ou ouça um cd com músicas relaxantes; evite a televisão enquanto cozinha;
– não cozinhe quando sentir qualquer dor;
– não vá para a cozinha com a mesma roupa que veio da rua; use avental e se possível chapéu de cozinheiro;
– não fume: é uma agressão ao alimento e as pessoas que vão comê-lo; a fumaça do cigarro, é uma energia de estagnação dificultando a metabolização do alimento;
– nunca force alguém a cozinhar se a pessoa não gosta de fazê-lo; faltará/sobrará sempre algo pois ela estará punindo quem a obrigou a cozinhar;
– faça cursos de culinária, se você é quem cozinha;
– se você não cozinha crie condições para quem o faz, com remuneração justa, condições dignas de trabalho, reconhecimento, etc. ;
– doenças do trato digestivo podem significar que quem cozinha esteja emitindo “ odeio cozinhar “, “ desejo matar estas pessoas “, etc.
– alimente a todos e cozinhe com amor
No próximo artigo leia sobre a importância do fogão.
Tina Simão
Mestre em Reiki, Taróloga, Terapeuta, Angelóloga, Escritora, Diretora do Luz Interior – terapias alternativas.