Prefeitura de Mauá convida a população para planejar a cidade

Foi lançado na noite da última terça-feira (12/6) o Plano Plurianual (PPA) 2014-2017 de Mauá.

O evento foi realizado no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito Donisete Braga; do vice-prefeito e secretário de Habitação Helcio Silva e de todo secretariado municipal. Sempre no primeiro ano de governo de cada administração, conforme determina a Constituição Federal, o município precisa fazer este planejamento.
O PPA é uma forma de elaborar o planejamento da cidade para os próximos anos e definir as prioridades diante dos recursos disponíveis no Orçamento Municipal, ou por meio de financiamentos externos. Para a realização das plenárias com a população, Mauá foi dividida em 14 regiões. O prefeito Donisete Braga e o secretariado vão participar de todas as reuniões com a população. A primeira plenária será realizada no dia 19 de junho, a partir das 19 horas na E.M Carolina Moreira da Silva – Rua Natal, 79 – Jardim Oratório.
Donisete Braga ressaltou que a adesão em massa do primeiro escalão do governo ao PPA, demonstra o empenho no cuidado com a cidade e com a população. “A história de Mauá é marcada por muitas lutas sociais e a população entende o papel do prefeito. Por isso, a participação democrática terá um espaço de destaque em nosso governo”, afirmou o prefeito.
Durante as 14 plenárias serão abertos cinco grupos temáticos a partir das marcas do Programa de Governo: 1- Cidade Acolhedora; 2- Cidade Saudável; 3- Cidade Educadora, Transparente e Participativa; 4- Cidade Humanizadora; e 5- Cidade Responsável, Ousada, Integrada, Moderna e Sintonizada com os Jovens. Essas, portanto, são as diretrizes que vão subsidiar a elaboração do PPA.
O secretário de Relações Institucionais Rômulo Fernandes ponderou que a fase de elaboração do programa já está sendo um aprendizado, mas que as reuniões com a população serão ainda mais construtivas. “A participação da comunidade é importante porque cada bairro tem uma característica. As necessidades de quem mora no Macuco, por exemplo, são diferentes de quem vive no Parque São Vicente”, comparou ele.
Rômulo explicou ainda que em cada uma das plenárias será escolhido um representante que irá acompanhar todas as fases do PPA até a entrega do documento para aprovação na Câmara Municipal. “Isso vai possibilitar também a atuação dessa Comissão de Acompanhamento na elaboração da peça orçamentária”.
Como representante dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Suares declarou que o papel dos 23 legisladores será fundamental para fiscalizar a execução de cada diretriz apontada no PPA. “Nada poderá ser votado na Câmara sem estar no documento e mesmo qualquer alteração que for feita precisará passar pelos vereadores” explicou ele.