Segurança Pública: Dever do Estado através das polícias

Por Gilberto Costa

Carrefour

Recentes notícias jornalísticas indicaram no início deste mês que alguns mercados conceituados em nossa cidade, como Carrefour e Sam’s Club foram vítimas de roubos e assaltos. E pasmem: a Polícia Militar representada pelo capitão Robinson Castropil – comandante da PM na cidade de São Caetano do Sul recomendou não frequentarmos os locais citados porque não oferecem segurança aos consumidores. Ora, sabemos que a Segurança Pública é dever do Estado através das polícias. Mas, a própria polícia, aqui da cidade, recomenda ficarmos dentro das nossas casas ao invés de nos oferecer segurança e, consequentemente, garantir o direito de ir e vir com tranquilidade.

Extra

Os supermercados investem até 20% dos seus ganhos em segurança, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados. Segundo a associação, os hiper e supermercados figuram em terceiro na lista de maiores investidores em segurança no País, atrás apenas de empresas de transportes e bancos.
Os investimentos em segurança tem dois objetivos, diminuir os furtos que chegam a alcançar 2,3% do faturamento do setor e em proporcionar segurança aos funcionários e consumidores.

Sam's Club

Devido à crise de segurança pública que a cidade de São Caetano atravessa, alguns mercados tem sofrido com a ação de ladrões, principalmente nos estacionamentos de veículos; fator já identificado pelas direções dos estabelecimentos que já tomaram providências no intuito de reforçar a segurança patrimonial.
Além de seguranças particulares os hipermercados dispõem de sofisticados sistemas de vigilância através de monitoramento 24 horas de câmeras e alarmes, onde empresas especializadas acompanham todas as movimentações dentro e fora de suas instalações.
Os estacionamentos dos hipermercados também possuem vigilância particular de motos, treinados para orientarem os clientes, protegendo não somente os veículos, mas a segurança no tráfego de pessoas dentro de seus estabelecimentos.
Os hipermercados instalados em São Caetano estão nas divisas da capital São Paulo, e segundo o levantamento das seguradoras, é o estado em que mais se roubam e furtam veículos, com mais de 47% das ocorrências do país e a região do Grande ABC possui elevado índices de sinistralidade de furtos e roubos de veículos. Os seguros de veículos em São Caetano são taxados como um dos mais elevados do país.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o total de veículos roubados na capital passou de 3.557 para 4.378 – alta de 23%. Já os casos de furto de veículos passaram de 3.463 para 4.201, com crescimento de 21%.
No primeiro trimestre de 2013, dos 22.933 veículos roubados e 27.789 furtados no estado (um total de 50.722), foram recuperados 23.332, o equivalente a 45%. Na capital, dos 11.711 veículos roubados e 11.543 furtados (23.254 no total), 9.850 foram recuperados, o que equivale a 42%.
Além de investirem continuamente em segurança, os supermercados investem na cidade de São Caetano, gerando empregos e riquezas, pois é um dos grandes setores econômicos locais que mais recolhem impostos para os cofres públicos municipais.
A competitividade entre os hipermercados gera uma vantagem para os consumidores, pois a briga para ofertarem os melhores preços da cesta básica e serviços ocasiona as melhores ofertas aos consumidores.
As constantes crises de segurança pública em São Caetano, devido à falta de investimentos da Prefeitura em políticas de segurança, tem promovido o aumento do índice de assaltos e roubos de veículos não somente em estacionamentos de hipermercados na cidade, mas em todo o município.
Recentes matérias jornalísticas que o JORNAL IMPRENSA ABC publicou, atestam que as bases fixas da GCM – Guarda Civil Municipal de São Caetano – estão inoperantes nas entradas e saídas da cidade, gerando mais insegurança pública e facilitando a entrada e fuga de quadrilhas especializadas em roubo e furtos de veículos, além de outros crimes patrimoniais que oferecem riscos à população sancaetanense.
Os hipermercados e o comércio fazem sua parte contratando seguranças particulares e sistemas de proteção para seus clientes, mas é importante que o poder público também invista em segurança para a população e as empresas instaladas na cidade, pois são as empresas as maiores responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social de São Caetano do Sul.
Agora, resta saber o que a Prefeitura e o Estado estão fazendo…