O Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares da Prefeitura de São Caetano do Sul está, agora, com uma nova sistemática de atendimento, que privilegia a rapidez e a qualidade na prestação de serviços aos moradores. A partir deste ano, para facilitar a vida dos munícipes, a Secretaria de Saúde transferiu, por exemplo, a marcação de consultas oftalmológicas para a própria unidade, na Avenida Vital Brasil Filho com a Rua Peri, no Bairro Oswaldo Cruz (basta o munícipe se dirigir ao local no horário de funcionamento, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira) – não é mais necessário que o interessado se dirija a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O número do telefone do espaço é o 4226-2230.
“Não temos mais demanda reprimida de oftalmologia. Só no Hospital de Olhos, nós atendemos a uma média de 2 mil pessoas por mês”, informa Sandra Maria Canelas Beer, coordenadora do espaço. “E, além disso, temos mais 700 pacientes, em média, que passam mensalmente por atendimento oftalmológico de emergência em São Caetano”, ressalta.
Cirurgia – O morador que precisa de cirurgia oftalmológica no município também não precisa enfrentar fila de espera. Após a consulta, se necessário, o usuário do sistema público de saúde aguarda apenas até duas semanas para a realização do procedimento. E essa especialidade será melhorada ainda mais pela Prefeitura, como explica Sandra Beer.
“O Hospital de Olhos ganhará, em breve, um centro cirúrgico, com a capacidade para a realização de procedimentos que vão desde catarata até transplantes”, destaca ela. “A partir de parcerias e pensando no bem-estar dos munícipes, nós ainda trouxemos à unidade aparelhos modernos e de última geração, como retinógrafo, yag laser e ultrassom, entre outros”, completa.
Infraestrutura – O Hospital de Olhos sancaetanense conta com infraestrutura composta por consultórios e centro de diagnósticos. No espaço, são promovidos biometria, microscopia, campo visual, retinografia, ultrassonografia ocular e fotocoagulação a laser. Disponibiliza aos pacientes uma equipe de 18 médicos, entre eles especialistas em glaucoma, retina, catarata, estrabismo e córnea; três funcionários no setor de enfermagem; e oito na parte administrativa.