A dupla de músicos e palhaços Clerouak e Maria Lulú já apresentou seus espetáculos em diversos estados do Brasil. Tem como princípio alimentar sua identidade artística através de pesquisas em torno da música e do palhaço nas diferentes culturas do nosso país e do mundo. O principal objetivo do trabalho é a valorização cultural das diferentes etnias.
Os espetáculos são apresentados através da linguagem circense, uma das mais antigas artes teatrais. Neles a dupla desempenha diferentes funções como mágicos, malabaristas, musicistas e atores. Narram de forma poética aspectos relevantes de nossa sociedade. A figura lírica e clássica do palhaço europeu, somada a força ancestral de palhaços da cultura popular, brasileira e indígena, é apresentada ao público com o intuito de retomar a essência e força desse arquétipo que habita de forma tão abrangente o imaginário de diferentes povos.
Os artistas trabalham através da poética mambembe números que reavivam memórias e estimulam o imaginário, reaproximando adultos e crianças. Os espetáculos também proporcionam oportunidades de ver e ouvir um estilo musical totalmente inovador e diferenciado, que a dupla vêm desenvolvendo em suas pesquisas, com recursos melódicos, timbres e rítimos de muitos países. Seus instrumentos variam da clássica guitarra elétrica a um exótico banjo feito de fõrma de bolo de cozinha. Com isso, os artistas reutilizam objetos diversos criando instrumentos musicais reciclados e divertidos com peculiar sonoridade.
O espetáculo E Tome Palhaço propõe uma viagem ao universo do palhaço e ao mundo etéreo das crianças que existe em cada um de nós, resgatando o riso e a espontaneidade sem receio ou medo do ridículo. Mostra dois palhaços atuando em cena como verdadeiros astros em um show de múltiplas apresentações, com números de música, mágica, dança e malabares. A relação com a música é que conduz o espetáculo. Toda a ambientação sonora é feita por instrumentos usuais (como guitarra, violão e percurssivos) e inusitados (confeccionados pelos próprios artistas), a partir de objetos de uso cotidiano. O espetáculo tem tudo pra dar certo, mas os palhaços acabam se atrapalhando. Ao final de grandes confusões, surpreendem todos e a si mesmos com geniais saídas de improviso. E Tome Palhaço, procura despertar no público valores essenciais da alma humana, como solidariedade, tristeza, alegria e malícia. Uma intenção de mostrar a força do lúdico como elemento de compreensão e transformação da realidade.
Serviço:
E tome palhaço
Dia 28 de junho de 2013, sexta, 15h
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Ingressos: Grátis
Local: Circo Escola Diadema – Av. Afonso Monteiro da Cruz, 259, Jardim União – Diadema
Realização: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – SCS
Telefone para informações: (11) 4223-8800