Aulas são realizadas duas vezes por semana e envolve estudantes do Tempo de Escola
Cerca de 350 crianças da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Arlindo Miguel Teixeira, na região do Alvarenga, estão tendo aulas de educação musical, duas vezes por semana, graças a uma parceria da Secretaria de Educação com a Scania. Através do ‘Projeto A Música da Gente’, os alunos da unidade realizam um conjunto de atividades, como a escuta de músicas de diferentes gêneros. O objetivo é desenvolver a musicalidade dos participantes.
Nas aulas, os alunos também recebem orientações sobre a construção de instrumentos, alfabetização musical, e realizam atividades como jogos sonoros, brincadeiras de mão, interpretação vocal e instrumental, além de improvisação e criação de músicas de diferentes estilos. Os alunos beneficiados têm entre 9 e 10 anos e participam do ‘Programa Tempo de Escola’.
O ‘Música da Gente’ também tem como objetivo realizar um processo de educação musical orientado para o desenvolvimento da expressão sonora e da criação musical entre os estudantes participantes. Duas vezes por semana, durante uma hora, os músicos-educadores realizam em cada uma das 11 turmas um conjunto de atividades envolvendo todo o universo musical.
“Aprendemos várias músicas e também sobre os sons que praticamos. Até do alfabeto podemos fazer música. Tem uma brincadeira que se chama mão na lata. Dela tiramos vários sons que fazemos batendo nas latas”, explica, toda sorridente, Aline Oliveira Santos, de 10 anos.
Na última sexta-feira (27/6), os alunos envolvidos no projeto se apresentaram no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Durante as duas apresentações, as crianças realizaram diversas atividades sonoras envolvendo mãos, pés e latas, além de cantarem as músicas Engenho Novo e Ipiaia.
Presente nas apresentações no Cenforpe, Ana Cristina, de 35 anos e mãe de um aluno que integra o projeto, ressaltou que, após as aulas de música, o aproveitamento do seu filhou na sala de aula deu um salto de qualidade. “Agora ele é muito mais concentrado e sempre que ouve uma música começa a analisar e explicar o tom das notas. Ele está encantado”, ressalta.
O ‘Projeto Música da Gente’ é desenvolvido com os alunos do ‘Tempo de Escola’ na Emeb Arlindo Miguel Teixeira e é realizado por uma equipe de educadores musicais, integrada por Franklin Tomas, Magno Camilo e Tchelo Nunes, sob a coordenação de Carlos Kater.