Atendimento de urgência em Santa Maria/RS será simulado pelo SAMU de Santo André
O falso desastre ocorrerá na praça de alimentação, que será ambientada para horário de grande movimentação. Ao todo serão 25 vítimas fictícias, que encenarão crises de pânico, sofrimento e complicações médicas de uma situação real, como fraturas, sangramentos, escoriações, hematomas, queimaduras e até mesmo óbitos.
Cerca de 70 pessoas estarão diretamente envolvidas na simulação entre atores, profissionais de saúde, soldados do Corpo de Bombeiros e agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Santo André. As “vítimas” serão removidas da praça de alimentação e atendidas na área do estacionamento do shopping. O SAMU utilizará duas ambulâncias básicas, uma avançada e duas motolâncias no atendimento e transporte, enquanto o Corpo de Bombeiros disponibilizará duas viaturas – um Auto Bomba e um Carro de Comando. A Polícia Militar poderá disponibilizar o helicóptero Águia para o evento.
O simulado visa ao treinamento prático para atuação em possíveis catástrofes, cujo objetivo é aprimorar a integração das equipes que atuam no atendimento e prevenção de ocorrências graves no município.
“Nossa intenção é criar cenário muito próximo da realidade, para avaliar o tempo de resposta e o entrosamento entre todos os departamentos envolvidos no atendimento”, descreve o coordenador do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do SAMU, Flávio Ayres de Santana.