Diadema terá ação para lembrar Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Atividade de prevenção contará com testes rápidos para diagnóstico da doença e distribuição gratuita de folhetos e preservativos

Na próxima sexta-feira (26/07), a Prefeitura realiza ação para lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho (sábado). A atividade acontece na Praça da Moça, das 11h às 13h, e não é preciso pagar nada para participar.
O Programa de DST/Aids e Hepatites e o Consultório de Rua, ambos da Secretaria de Saúde, montarão barraca para realização de teste rápido para hepatites tipos B e C. A orientação é que a pessoa, caso tenha o cartão SUS, apresente na hora. Não é preciso realizar nenhum preparo antes do exame.

Como funciona o teste

Antes da realização, o indivíduo receberá informações sobre formas de prevenção e transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de orientações sobre a preparação e o tempo de realização do teste, cerca de 40 minutos entre preenchimento de ficha e entrega do resultado.
Durante o teste, será colhida uma pequena amostra de sangue. A entrega do resultado é feita por um profissional que orienta o paciente de acordo com o diagnóstico. Quando o teste dá positivo para hepatites tipo B e C, o morador é orientado a realizar outro exame para confirmar o resultado e começar o tratamento. No caso de negativo para hepatite tipo B, a pessoa é encaminhada à UBS de referência para avaliar a necessidade de receber a vacina específica para a doença.
Além dos testes, haverá distribuição gratuita de folhetos e preservativos e uma equipe de profissionais estará à disposição para tirar dúvidas da população.
Quem deseja realizar o teste de forma sigilosa, pode procurar o Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites da cidade. Lá, ainda podem ser realizados exames para HIV, sífilis e são disponibilizadas orientações para doenças sexualmente transmissíveis.

A doença

A hepatite é uma inflamação no fígado, geralmente, silenciosa porque nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Os tipos B e C possuem transmissão sanguínea, através de prática de sexo desprotegida, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou objetos que furam ou cortam, além da transmissão da mãe para o filho durante o parto e/ou amamentação.

Serviço:
Praça da Moça
Dia 26 de julho de 2013, sexta-feira
Atendimento das 11h às 13h.
Avenida Alda com rua Graciosa, s/nº – Centro.