O aparelho ajuda no diagnóstico preciso e tratamento adequado dos pacientes
O Hospital de Clínicas (HC), que está sendo construído no bairro Alvarenga, já conta com um moderno equipamento de hemodinâmica, que faz o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O equipamento possibilita intervenções minimamente invasivas, feitas com a introdução de finos cateteres que percorrem o aparelho circulatório dos pacientes até o coração, permitindo a visualização em tempo real dos vasos obstruídos. O aparelho também faz a desobstrução desses vasos.
Com ele, será possível dobrar a oferta desses serviços e diminuir o tempo de execução dos procedimentos, que atualmente são realizados por uma empresa terceirizada para o Hospital Anchieta e para o Hospital e Pronto-Socorro Central. São feitos na cidade, por mês, cerca de 50 cateterismos, 10 angioplastias de coronárias e 15 angioplastias periféricas.
Quando o equipamento estiver em operação no HC, o diagnostico e tratamento das doenças cardíacas será feito diretamente pela rede pública.
Como esclarece o Dr. Daniel Beltrammi, superintendente do Hospital Anchieta, além do diagnóstico preciso e tratamento adequado, essa intervenção garante maior segurança e a rápida recuperação dos pacientes.
O Hospital Anchieta foi recentemente habilitado pelo Ministério da Saúde para a execução de procedimentos endovasculares e, a partir da inauguração do HC, essa atividade será potencializada com o uso de equipamento próprio.
A compra do aparelho foi possível graças a um convênio com o Ministério da Saúde no valor de R$ 18 milhões, mais uma contrapartida do município estimada em R$ 1,7 milhão.
Com essa verba, foram adquiridos alguns dos equipamentos programados para o hospital, como raio X, arco cirúrgico, microscópio cirúrgico e aparelhos anestésicos, todos já entregues. Também já foi completada a licitação de outros equipamentos, cuja entrega deverá acontecer em breve, tais como tomógrafo, neuroendoscópio, broncoscópio, foco cirúrgico, foco portátil, raio X portátil, autoclaves e lavadoras termodesinfectoras.