São Caetano participa da segunda edição do Sesc Jazz & Blues

A Segunda edição da série Sesc Jazz & Blues apresenta programação de 14 a 24 de agosto em nove unidades. São Caetano está inclusa no roteiro de apresentações que acontecerão nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto.
Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc, ao reunir esse número e variedade de shows, a seleção de atrações do Jazz & Blues 2013 forma “um panorama da produção contemporânea nos dois gêneros, visando uma maior abrangência de plateias”. O Sesc calcula que atingirá um público superior a 25 mil pessoas. Miranda reforça “a intenção de potencializar a programação pelo interior, que se dá inclusive pela ampliação da participação de artistas internacionais, recebendo alguns que estão na escalação do festival Jazz na Fábrica, do Sesc Pompéia, e na série Instrumental Sesc Brasil, realizada na unidade Consolação, ambos na capital”.
Formada por técnicos de música das unidades participantes e por assistentes técnicos da linguagem da gerência de ação cultural do Sesc, a curadoria preocupou-se em apresentar diferentes vertentes do jazz e do blues. Quer celebrar o cruzamento de territórios que traçam a história destes dois gêneros parentes, com raízes nos cantos de trabalho e religiosos dos negros estadunidenses do final do século XIX e início do XX, que se expandem para diferentes partes do mundo com influências e referências diversas atuais.

Programação

Jovino Santos Neto
Dia 14, quarta, 20h
Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554
O pianista, flautista e compositor Jovino Santos Neto destacou-se no cenário musical ao integrar o grupo de Hermeto Pascoal durante 15 anos. Suas composições unem a riqueza dos ritmos brasileiros como o samba, baião, marcha, maracatu, executados com uma técnica impecável e concepção harmônica arrojada e moderna. Tais qualidades são oriundas da “Escola do Jabour”, onde ele e músicos da banda de Hermeto ensaiavam 30 horas por semana. Tem vários CDs lançados, já recebeu três indicações ao Grammy Latino e costuma apresentar-se em recitais de piano solo ou em concertos com trios, quartetos, big bands e orquestras sinfônicas. Atualmente vive em Seattle (EUA).
Anne Paceo
Dia 15, quinta, 20h
Local: CECAPE – Rua Tapajós, 300
Ela é considerada uma das melhores bateristas da França. Juntamente com o pianista Leonardo Montana e o baixista Eche-Puig, Anne Paceo criou em 2005 o trio “Triphase”, premiado no concurso “Jazz à Saint Germain desPrés”, em 2006,e no “Festival de Montauban”, em 2007. A combinação dos músicos, seus estilos individuais e influências da Catalunha, Brasil e África são capturados em um som extraordinário.

Comboio
Dia 16, sexta, 20h
Local: CECAPE – Rua Tapajós, 300
Integrante do coletivo de música instrumental Movimento Elefantes – traz um repertório com músicas de seu quarto álbum, “Narrativas de Sobrevivência”, lançado em 2012. No show, o Grupo Comboio apresenta predominantemente composições autorais como os sambas “Sansão”, de Raphael Ferreira e “Samba pra Dori”, em homenagem ao compositor Dori Caymmi, de Rui Barossi. Transitando entre uma big band tradicional com 18 integrantes e uma pequena formação com sopros e seção rítmica. Nascido em 1998, tem, ainda, dois CDs lançados – “Sarado” (2002) e “Comboio” (2005).

Flávio Guimarães e Thiago Cerveira
Dia 17, sábado, 20h
Local: CECAPE – Rua Tapajós, 300
Flávio gaitista, cantor e pioneiro do blues no Brasil.Com uma carreira de mais de duas décadas, já lançou 15. Sua gaita pode ser ouvida em diversas trilhas para cinema, TV e comerciais. Na gaita diatônica, pelo conjunto de sua obra e por seu pioneirismo, Flávio se tornou a principal referência desse instrumento no Brasil. Tendo influenciado toda uma geração de gaitistas, ele segue ensinando e divulgando essa linguagem musical através de vídeo-aulas, workshops e festivais que produz.
Thiago é autodidata na gaita diatônica, estudou guitarra com Renato Consorte e Conrado Paulino. Atualmente professor do Conservatório Souza Lima, desenvolve um trabalho com seu trio de música instrumental no qual toca os dois instrumentos simultaneamente, adaptando na gaita temas de jazz e música brasileira contemporânea, sendo um dos pioneiros no país na técnica de cromatismo na gaita diatônica. Como sideman, Thiago integrou a banda do guitarrista Nuno Mindelis por mais de dez anos, com quem realizou turnê europeia passando pela França, Bélgica e Holanda em 2004.

Mais informações pelo telefone 4223-8800 ou acesse o portal sescsp.org.br.