Iniciativa leva informação sobre controle de dengue e outras doenças para alunos da rede municipal
Desde fevereiro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Diadema percorre as escolas municipais para apresentar a peça “Xô Mosquito!”, que aborda informações sobre dengue, roedores e os males que causam o acúmulo de lixo nas ruas da cidade.
Em 15 minutos de espetáculo, o narrador e dois personagens – o mosquito e a larva do Aedes aegypti, transmissor da dengue – levam aos alunos, de maneira lúdica, o conhecimento sobre doenças transmitidas por animais e suas formas de prevenção.
A peça teatral é apresentada pelos próprios agentes de controle de zoonoses que vivenciam as situações no dia a dia. O público pode interagir com os atores e propor sugestões para mudar o rumo das histórias.
“As crianças são agentes de mudança. A partir das informações apresentadas no teatro, elas ficam mais sensibilizadas e atentas, então podem mudar hábitos e contribuir para a promoção da saúde”, explica Dejanira Benedita Moyses, supervisora dos agentes de controle de zoonoses.
O tema também pode ser abordado pela comunidade escolar, dentro e fora da sala de aula. Para isso, os agentes conversam com direção e professores sobre o que será abordado antes da apresentação.
Público
Cerca de 4.800 estudantes assistiram às peças teatrais do CCZ em 16 escolas municipais. A partir de 26 de agosto, serão agendadas novas apresentações.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses
Rua Ipoá, 40 – Jardim Inamar,
Tel.: 0800 7710963.