Além do terminal da Vila Luzita, Paranapiacaba e Saguão do Teatro Municipal já disponibilizam a tecnologia sem fio
O programa Cidade Digital, iniciativa da Prefeitura de Santo André que garante internet gratuita, ampliou o sinal de Wi-Fi em alta velocidade em outros dois pontos da cidade. Agora, além do terminal de ônibus da Vila Luzita, que disponibiliza o sistema de navegação sem fio desde abril, a V. de Paranapiacaba e o saguão do Teatro Municipal também contam com a tecnologia para oferecer o sinal.
Em Paranapiacaba, dois pontos de acesso foram instalados para uso dos moradores e visitantes da vila inglesa. Um na área da subprefeitura, outro localizado no Largo dos Padeiros. Os equipamentos irradiam o sinal de internet por meio de antenas que possibilitam uma área de cobertura ampla capaz de chegar a 250 metros. Foram disponibilizados 10M bps (megabites por segundo) de banda compartilhada para diversos acessos simultâneos
No saguão do anfiteatro municipal, outros dois aparelhos já estão em funcionamento e, além de disponibilizar acesso livre para a população, atendem aos usuários para cadastro no Bilhete Único Andreense no posto móvel próximo à bilheteria do Teatro. “Vamos avançar cada vez mais na cobertura digital, proporcionando internet rápida e de graça. A meta é cobrir a cidade até 2016”, garantiu o secretário de Administração e Modernização, Antonio Leite.
ACESSOS
Completando quatro meses em funcionamento, a rede Wi-Fi na Vila Luzita registrou mais de 27 mil acessos desde sua implantação. A média de acessos – 1.000 ao dia – em todos os pontos, mostra que o sistema de banda larga suporta grande quantidade de usuários simultaneamente. “Não registramos problemas técnicos desde que o programa foi implementado, o que nos garante que o sistema é confiável”, ponderou Leite. O investimento para cada ponto instalado é contabilizado em R$ 200 mil.
Os usuários do sistema Wi-Fi podem navegar gratuitamente até 100 megabites de donwloads ou até três horas por dia. Leite reforçou ainda a agilidade do governo em colocar em prática a iniciativa. “O projeto de banda larga é ambicioso e abrangente. Nosso foco é na inclusão digital da população”, pontuou, em abril, quando o projeto foi lançado.