Parque Nascentes de Paranapiacaba é premiado em concurso do Iphan

Unidade de conservação foi classificada na categoria Patrimônio Material: bens imóveis e paisagens naturais e culturais

Parque Nascentes de Paranapiacaba é premiado em concurso do IphanO Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi um dos selecionados no 26º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional), que visa resgatar a memória nacional e a divulgação, valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. A iniciativa da Prefeitura de Santo André foi uma das 76 finalistas selecionadas entre 233 ações inscritas por representantes de todo o Brasil, sendo um das seis finalistas selecionadas na categoria Patrimônio Material: bens imóveis e paisagens naturais e culturais. O parque foi o único do Estado de São Paulo a ser indicado.
O projeto Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba: inovando em conservação, sustentabilidade e participação social, inscrito para o prêmio nacional, reuniu série de ações desenvolvidas na unidade de conservação andreense durante os seus 10 anos, comemorados no mês de junho, além da descrição da área, que recebeu cerca de 170 mil visitantes no período. Segundo a diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense e responsável pelo parque, Ana Paula de Oliveira Lepori, a premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “Este prêmio do Iphan significa muito para nós, principalmente pelo fato de se tratar de um patrimônio natural e não histórico”, afirmou.
Patrimônio: O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André, em 2003, para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila. Numa área de quatro milhões de m² há exemplares da rica fauna e flora local. As nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings, e que dão o nome à unidade, são outras atrações.
O local também conta com seis trilhas abertas com visitas controladas realizadas com acompanhamento de monitores ambientais – todos moradores de Paranapiacaba e foram capacitados pela Prefeitura de Santo André. O Parque está aberto de terça-feira a domingo das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-0321.