A Programação Neurolinguística, para quem ainda não conhece, começou no início da década de 70, a partir do trabalho de John Grinder e Richard Bandler nos EUA. Eles estudaram três grandes terapeutas: Fritz Perls, um terapeuta inovador que fundou a escola terapêutica chamada Gestalt; Virginia Satir, a extraordinária terapeuta familiar que conseguia solucionar relacionamentos familiares difíceis, considerados intratáveis por muitos outros terapeutas; e Milton Erikson, um hipnoterapeuta conhecido mundialmente.
Bandler e Grinder reelaboraram esses padrões e criaram um modelo de estilo claro, capaz de proporcionar uma comunicação mais eficaz, uma mudança pessoal, uma aprendizagem mais rápida e, evidentemente, uma melhor maneira de usufruir a vida, ou seja, a Programação Neurolingüística.
A PNL vem sendo utilizada para melhor organizar a vida de uma pessoa com excelentes resultados. Para melhor entender esse processo, conversamos com a Cleide de Oliveira, professora de PNL, que vai ministrar um Workshop no próximo final de semana no Espaço Luz Interior:
– No próximo sábado você vai abordar um dos aspectos que mais angustiam as pessoas, a “vida financeira”. Explica um pouco o que será o curso.
Muitas pessoas quando estão enfrentando uma dificuldade financeira focam no problema e esquecem de focar na solução. A PNL ensina o sujeito a focar na solução. Por exemplo, você fica pensando no quanto está faltando e esquece de imaginar o quanto quer ganhar.
Uma vida financeira próspera é o resultado de uma mente estruturada com valores, crenças, planejamento, estratégia e comportamentos adequados e focados em prosperidade e abundância. Para tanto, não basta ter foco, as crenças e os comportamentos precisam estar alinhados.
As pessoas conscientemente pensam que estão fazendo tudo para alcançar o sucesso financeiro, mas na verdade o inconsciente tem valores e crenças que estão em desacordo com o que a pessoa deseja. Outro exemplo: você quer ser rico, mas acredita ser difícil para um milionário entrar no reino dos céus. Ou acha, inconscientemente, que todo rico é ladrão.
É necessário entender o funcionamento da mente, realizar mudanças e reprogramar as crenças limitantes. Só aí você passa a trabalhar mentalmente a favor de sua prosperidade Somos o que acreditamos.
– Esse curso, provavelmente, é mais procurado pelas pessoas com dificuldades financeiras. Você poderia adiantar uma dica para as pessoas que estão nessa situação?
Fazer um levantamento de suas crenças, tanto positivas quanto ne-gativas, sobre o que almeja alcançar na vida. Depois de descartar a negatividade se pergunte como é possível alcançar isso? Como será minha vida quando alcançar isso? Esse é apenas o começo, no sábado ensino o processo em sua totalidade!
– Quando eu aprendo a programar a minha vida financeira, posso utilizar essa mesma programação para outras áreas de minha vida?
Quando você reprograma sua vida financeira essa reprogramação se es-tende para várias áreas da sua vida. A mesma técnica pode ser utilizada em qualquer área especifica. Quando o ser humano muda, passa a ver o mundo de uma maneira diferente.
– Você também é master em PNL. Fale um pouco sobre essa técnica para que os leitores possam entender melhor e qual é a sua relação com as finanças.
A PNL pode mudar seus sentimentos, comportamentos, pensamentos e crenças resultando em uma mudança profunda, você descobre novos recursos que nem suspeitava existirem. Torna-se mais eficaz diante de qualquer novo desafio/aprendizagem que a vida traga.
As pessoas nascem e crescem em meio a hábitos, valores e crenças de outras pessoas, tanto familiares quanto da sociedade em que vive. A partir desses aprendizados herdados acreditam que não possuírem recursos interiores que gerem crescimento financeiro. Aí começam a criar barreiras. Venham derrubar essas barreiras para conquistarem abundancia e sucesso financeiro através da PNL em suas vidas.
Entrevista elaborada por Claudia S.Ramalho – Jornalista e Numeróloga