Prefeitura de Mauá promove Intercâmbio de Experiências entre educadores

A Prefeitura de Mauá, através da Secretaria de Educação investe na formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.

Nestes encontros são discutidos conceitos importantes na gestão escolar. (Foto: Roberto Mourão)

As equipes pedagógicas se encontram semanalmente para definir e avaliar ações. Neste ano os profissionais se reuniram nos dias 29 e 30 de agosto, a fim de socializar as atividades desenvolvidas junto aos alunos da educação infantil, do fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo reflexão sobre o desenvolvimento do currículo e a função social da escola.
O Intercâmbio de Experiências ocorreu na própria unidade escolar – 11 escolas sediaram os encontros-, a pedido dos próprios professores, mas também foram efetuadas atividades com as escolas conveniadas e no período noturno, com os profissionais da EJA, no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. Ao todo 2.300 profissionais da Educação participaram do evento nos períodos manhã, tarde e noite, entre professores, técnicos e supervisores.
As equipes de assessoria pedagógica e supervisão de ensino se organizam a fim de garantir a análise das práticas, promover momentos de reflexão sobre as ações, intercâmbio de experiências, bem como formação para uso dos recursos pedagógicos e dos acervos literários. Essa ação compõe o Programa de Formação da Rede, portanto, previsto no calendário em vigência.
Nestes encontros, diretores, assistentes escolares e professores coordenadores pedagógicos discutem conceitos importantes na gestão escolar, entre os quais: cidade educadora, educação inclusiva e currículo integrado, focando no papel do gestor como mediador das ações junto aos profissionais, alunos e comunidade. A formação continuada é responsabilidade das equipes e dos professores.
Entre os projetos apresentados durante o intercâmbio, figuraram o Vivenciando a Democracia, da escola João Rodrigues Ferreira, que trabalha os conceitos da democracia na prática e A Informática como auxílio no aprendizado da EJA, da escola Maria Wanny, que ajuda os alunos da Educação de Jovens e Adultos a quebrar barreiras e aprender a usar a ferramenta como aliada no aprendizado.

Temas – Considerando o currículo nas diferentes modalidades foram abordados temas que possam garantir os princípios norteadores da Secretaria de Educação, a saber: democratização da escola e do sistema educacional, do acesso e condições de permanência do aluno, da gestão escolar, valorização do profissional da educação, desenvolvimento do processo de integração intersecretarial e otimização dos serviços públicos e sensibilização social do município para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As escolas que sediaram os intercâmbios foram as seguintes:
E.M. Terezinha Leardini Branco;
E.M. Maria Wanny;
E.M. Tânia Geraldo;
E.M. Galdino Jesus;
E.M. Darcy Ribeiro;
E.M. Oswald de Andrade;
E.M. Florestan Fernandes;
E.M. Profª Neuma Maria;
E.M. Guilherme Primo Vidotto;
E.M. Maria Rosemary;
E.M. Drª Lysiane Galvão.