A proposta é apresentar um repertório para piano solo constituído exclusivamente por obras compostas nos séculos XX e XXI, libertas do forte idiomatismo clássico-romântico que tanto popularizou o instrumento. Portanto, para este recital, Zamith apresenta obras de compositores representativos da vanguarda musical europeia do século passado (Karlheinz Stockhausen e Luciano Berio) e de compositores atuais, como George Crumb e os brasileiros Flo Menezes e Silvio Ferraz.
Currículo – Alexandre Zamith é bacharel em música pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu em 1999 o Mestrado em Artes Musicais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, em 2010, o Doutorado pela mesma instituição.
Premiado em concursos nacionais de piano e música de câmara, teve sua formação pianística orientada por Gilberto Tinetti, Marisa Lacorte e Mauricy Martin, e participou de masterclasses ministradas por Caio Pagano, Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Mirta Herrera, entre outros. Faz apresentações junto a orquestras, dentre as quais a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas e a Orquestra Sinfônica de Sorocaba.
Em suas atividades pedagógicas, foi professor do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP), da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, da Faculdade Paulista de Artes e da Universidade Federal de Uberlândia – MG, na qual também atuou como membro do projeto Composição e improvisação musical com recursos eletroacústicos em tempo-real, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Mais informações na Fundação das Artes pelo telefone 4238-3030.