A ABC Franchising & Negócios que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro no Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo terá palestras gratuitas aos empreendedores. A feira de franquias, organizada pela Associação Comercial e Industrial de São Bernardo com o apoio do Sebrae e da Prefeitura do Município irá oferecer oportunidades de investimentos em dezenas de franquias consolidadas no mercado. Além da exposição das marcas, a programação prevê palestras gratuitas com especialistas em franchising, marketing e negócios.
Para o vice-presidente da Acisbec, Valter Moura Júnior, a Feira é um instrumento de incentivo à instalação de novas franquias e empresas em São Bernardo e na região. Na primeira edição, cerca de 3 mil pessoas visitaram a ABC Franchising & Negócios. As empresas participantes consideraram o movimento acima da expectativa e negócios em torno de R$ 15 milhões.
Esse resultado deixou otimistas os organizadores e empreendedores ao ponto de muitas das franquias já definirem suas participações na segunda edição, como Acqua Live, Alto Padrão & Cia, Belare, Crédito Franquias, Br Sistemas, Baboo Giovanni, Grupo Prepara, Gv Advocacia, Subway, Fit4, GVT, Iafesp, JC Almeida, Leardi, Ligue Site, Maria Brasileira, SMS Digital, WSI, Nação Verde, Acquazero, Ligue Site e Carvajal.
Palestras – Com relação às palestras, a programação prevê exposições sobre os temas: porque ser um franqueador; novos negócios, conflito entre franquia e independência nos negócios; franquia em shoppings, investimentos e riscos, cuidados ao abrir uma franquia, aspectos legais, pontos comercias e marketing.
A palestra de destaque é da professora, jornalista e empresária, Fádua Sleiman que terá como tema “O Caso Barbie como referência de sucesso em franquia”. Ela irá mostrar aos empreendedores interessados em abrir franquia e aqueles que já são franquiados a importância de um planejamento a longo prazo. “A Barbie é um exemplo de sucesso. Se vende uma Barbie a cada dois segundos no mundo, isso porque ela já existe a 50 anos”.
Para Fádua, a razão desse sucesso é que a Mattel (empresa dona da marca e do produto) se preocupou com a inovação, adaptação e desenvolvimento da boneca e soube fazer a promoção da marca e da imagem. “A Mattel adaptou a Barbie às necessidades do mercado nesses 50 anos, com a boneca asiática, a racial, roupas seguindo o crescimento da mulher durante o passar dos tempos. Muitos empreendedores fazem a relação com a Barbie. Independente do tamanho, a empresa deve ter planejamento de vendas e do produto e a capacidade de desenvolvimento”, explica a palestrante.
No Brasil, as empresas sobrevivem, em média, 25 anos, tempo considerado pequeno por Fádua Sleiman. “O empreendedor deve ser arrojado, inovador, criador de diferencial e com visão de futuro a longo prazo, em 10, 20 e 50 anos”, completa.
Mais informações e inscrições sobre a ABC Franchising & Negócios podem ser obtidas no site www.acisbec.com.br ou pelo telefone 11 2131-4802.