Semasa e Petrobras realizam aferições em veículos a diesel para garantir ar mais puro em Santo André

Caminhões, carros e peruas regulados vão receber adesivo de responsabilidade ambiental; com caráter educativo e informativo, vistoria será gratuita

Donos de caminhões, de peruas e de outros meios de transporte a diesel poderão conferir o índice de emissão de poluentes em seus veículos a partir da próxima segunda-feira (14/10). O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Petrobras, vai realizar aferições gratuitas até o dia 8/11 dentro do Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André).
Nas duas primeiras semanas, a equipe estará com equipamentos medidores na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno José Daniel, na Vila América. A partir do dia 29, os técnicos vão atender na avenida dos Estados, em frente ao Auto Shopping Global. O horário de atendimento é das 9h às 16h, com pausa das 12h às 13h.
A partir de 2013, a atividade educativa e informativa vai ocorrer anualmente. Se estiverem nos níveis que a lei considera adequados de emissão de gases, os veículos ganharão um adesivo do Proar e, assim, seus proprietários mostrarão sua responsabilidade ambiental ao público. Já os que não se enquadrarem vão receber orientações em vez de serem autuados. “Eles poderão fazer manutenção e voltar para uma nova vistoria e para garantir o adesivo”, disse o diretor de Gestão Ambiental do Semasa, Carlos Pedro Bastos.
A aferição também ajuda os proprietários a se livrar de uma possível autuação. Em parceria com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal e com o Departamento de Segurança de Trânsito da Prefeitura de Santo André, o Semasa realiza blitze semanais em Santo André para verificar a emissão de poluentes de veículos a diesel. Níveis de emissão acima do permitido em lei rendem multa de R$ 127,69 e, como a infração é considerada grave, o proprietário do veículo recebe cinco pontos na carteira.
Quando desregulados, os veículos a diesel estão entre os maiores poluidores do ar. Para combater a emissão da chamada fumaça preta, a Petrobras tem o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), que vai providenciar técnicos e equipamentos para as aferições em Santo André.