Alunos de Mauá apresentam projetos com temas indicados pela ONU

Escola Municipal Cora Coralina integra Programa de Escolas Associadas da Unesco

Joaquim Raimundo de Souza é um vendedor ambulante que deixou o trabalho para acompanhar a apresentação musical do filho Rodrigo, de 10 anos, junto com os amigos da Escola Municipal Cora Coralina, durante a edição 2013 do Seminário Infanto-Juvenil, realizado anualmente.
O Seminário Infanto-Juvenil 2013 integra o projeto pedagógico da EM Cora Coralina, que foi certificada pelo Programa de Escolas Associadas da Unesco, setor da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010. O Seminário busca tornar o aluno sujeito das ações pedagógicas enfatizadas nos temas propostos pela ONU em 2013: Ano Internacional da Cooperação da Água, Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra e Ano Internacional do Patrimônio Mundial. Os trabalhos do Seminário são desenvolvidos no decorrer do ano letivo e culminam nas apresentações no mês de outubro.
Extremamente comovido, o cearense Joaquim, que mora me Mauá há 35 anos, confessou: “O professor me convidou para a primeira participação do meu filho – que toca bumbo- na banda da escola, você acha que eu não vou”?
Enquanto o grupo se apresentava no anfiteatro da escola, os demais alunos, pais e professores, que lotaram o local, ouviam as explicações do maestro sobre cada instrumento. “Tenho orgulho dele, que é estudioso e gosta muito da escola. Eu me sinto realizado. Converso muito com ele e penso sempre no seu futuro”, emociona-se o vendedor. Rodrigo já lê partituras.
Orgulhosa também estava a dona de casa Cristiana Barros Garcia, moradora do Jardim Bom Recanto, do filho Cristian, de 6 anos, integrante do Coral de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), que interpretou o Hino Nacional. “Ele também sabe ler e escrever no 1º”, afirmou.
“Vamos explicar o que é que a Matemática tem em comum com a Medicina”, explicou Yago Marcos Bonatti Alves, de 12 anos. Aluno da 6ª série, Yago e seus colegas de classe ensinaram sobre o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), para participantes do evento. Outras atividades também foram realizadas pelos estudantes, como mostra de artesanato, reciclagem de materiais, grafites e outros.