A Lua influenciando o comportamento feminino

Tina Simão

Tina Simão

15 de Novembro

A Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual completa-se a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também a íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da concepção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade transfere-se para o leite materno.

No mapa astral da mulher, a lua representa o tipo de mãe que ela será. No mapa do homem, a lua mostra como ele reage em relação à mulher, bem como qual o tipo de mulher que o atrai. A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psiquê e no espírito humano.

Dentro da magia, desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua. É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos básicos, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional. A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.

Calendário – Na pré-história, os homens levantavam templos de pedras, como o de Stonehenge, na Inglaterra (foto), para observar os fenômenos da Lua. No século XVII, o italiano Galileu Galilei fez grandes descobertas utilizando uma luneta. Em 1969, finalmente o homem pisou na Lua. Sem a Lua, seria difícil conhecer a própria Terra. Há milênios, os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e compreenderam que a Terra era redonda. Depois, calcularam a dimensão da Lua e da Terra, assim como a distância entre elas.

Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo. Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltavam a semana e o mês e foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetem ciclicamente. Já que cada fase lunar dura, aproximadamente, 7 dias, concebeu-se a semana (“septimana”, em Latim), reconhecida oficialmente somente no ano 325 depois de Cristo. O primeiro dia foi dedicado ao Sol e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro (uma lunação), devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês. Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem. O próximo passo foi a fixação do ano, com seus 12 meses.

O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma volta completa em torno do Sol. Mas, até hoje, os muçulmanos seguem o antigo calendário lunar, que começa sempre na Lua Nova.
Na matéria anterior falamos sobre os efeitos e benefícios das luas nova e minguante. Saiba agora os efeitos e benefícios das fases lunares crescente e cheia.

LUA CRESCENTE

A Lua Crescente ocorre quando o sol e a lua estão em signos a 90 graus de distancia um do outro, portanto uma quadratura, o que representa desarmonia de qualidades.

A luz da lua é progressivamente maior. Sua metade pode ser vista ao meio dia no céu, e desaparecerá a meia noite. É um aspecto de crise e resistência. Nossos propósitos passarão por um teste, precisarão ser defendidos, sustentados e direcionados. É o primeiro estágio de desenvolvimento dos nossos desejos e objetivos. É um período muito movimentado onde as coisas se aceleram mas os resultados não estão garantidos. Estão lutando para se impor. Neste momento devemos usar todos os nossos recursos, nossa competência e reconhecer nossos limites. É momento de termos enfoque definido dos nossos assuntos e necessidades. Não é momento de dissipar mas sim de agrupar nossas forças e esforços. É uma fase de desinibição, encorajamento e comunicação.

É momento de crescimento quando os objetivos devem estar enraizados no nosso consciente. A determinação é para concretizar projetos e compromissos assumidos anteriormente. É necessário: ação, arregaçar mangas, trabalhar, enfrentar desafios, procurar direção certa.

É boa para: cortar cabelo para crescer mais rápido (o fio cresce mais fino); acelerar o crescimento do cabelo, quando se quer mudar o corte anterior, ou eliminar a tintura ou o permanente; tratamento de beleza; para ganhar ou aumentar peso em qualquer coisa; fazer poupança e investimentos; comprar imóvel para investimento; cobrar dívidas; viagem de lazer; começar cursos e novos trabalhos; trabalhos de venda, contratar empregados para área de venda; para acordos e parcerias; romances que se iniciam nesta fase são mais permanentes e satisfatórios e tendem a ser mais duradouros; para atividades físicas que consomem muita energia e vigor; lançamentos, noites de autógrafos, exposições e vernissage; presença de publico; assinar contratos, papéis importantes e acordos; novos empreendimentos; plantio de cereais, frutas e flores; comprar legumes, verduras e frutas maduros só para consumo imediato (acelera a deterioração); comprar flores desabrochadas só para consumo imediato (diminui durabilidade); comprar legumes, verduras e furtas verdes e flores em botão (acelera o amadurecimento).

É ruim para: dietas de emagrecimento, mais difícil perder peso; propósitos e planos com pouca praticidade ou imaturos.

LUA CHEIA

Neste momento, a lua alcançou sua plenitude e sua posição é exatamente oposta ao Sol. Seu campo magnético influencia os líquidos dos corpos vivos e exalta a manifestação do potencial total. Momento de crescimento e brilho, os projetos atingem seu auge. Caso este ápice não seja atingido haverá frustração, descontentamento, distúrbios emocionais, a loucura da lua cheia. Os relacionamentos podem tornar-se obsessivos, pois os ânimos estão exaltados.
É quando devemos descobrir a nossa verdade interior, a trajetória da vida, aceitar-nos em totalidade e expressar as nossas realizações. Invocar a Grande Mãe e agradecer-lhe pelas colheitas, pela culminação dos planos e projetos; pedir-lhe ajuda para transmutar qualquer pensamento negativo ou atitude destrutiva.

É boa para: cortar cabelo para crescer mais cheio com fio mais forte e com mais volume; hidratar e nutrir a pele, pois os poros estarão mais dilatados absorvendo melhor os nutrientes; encontros sexuais, encantamento e magnetismo; grande presença de publico; atividades com muito publico realizadas em ambientes externos, pois as pessoas saem mais, enchendo bares, restaurantes, cinemas, teatros; atividades de comercio; noite de autógrafos e lançamentos; acelerar amadurecimento de frutas e legumes; desabrochar os botões das flores; colher plantas curativas e frutos mais suculentos; pesca.

É ruim para: cirurgia, aumenta risco de hemorragia, inflamação, edemas e hematomas; dietas de emagrecimento, há maior retenção de liquido; depilação e tinturas de cabelo, crescimento acelerado dos pêlos; capinar e aparar grama, crescimento acelerado do capim; legumes e frutas já maduros tem acelerado a deterioração; comprar flores, diminui a durabilidade; sono, predisposição para alteração do sono e insônia; cerimônia de casamento, excesso de vulnerabilidade, excitação e predisposição a discórdia; pegar estradas, predispõe ao aumento de acidentes; sair de carro, caos e congestionamento no trânsito.

Tina Simão

Tina Simão

Mestre em Reiki, Taróloga, Terapeuta, Angelóloga, Escritora, Diretora do Luz Interior – terapias alternativas.