Prefeitura presta contas das intervenções urbanas no PPA do Jardim das Orquídeas

Para o quadriênio 2014/2017, mais de R$ 1,8 milhão serão investidos em infraestrutura urbana

Cerca de 350 pessoas acompanharam, na noite desta terça-feira (19), em reunião realizada no Ginásio Éder Simões Barbosa, no Jardim das Orquídeas, a prestação de contas do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2014-2017.

Representando o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP), Nilza Aparecida de Oliveira, destacou a participação cidadã no ciclo de planejamento e gestão de políticas públicas. “Além da participação da população nas reuniões, todos os passos das discussões contou com a presença dos secretários municipais, diretores e toda a equipe do governo empenhados na construção de uma cidade cada vez melhor de se viver”, enfatizou.

Ainda de acordo com Nilza Aparecida a participação dos moradores do bairro nas plenárias de prestação de contas é de extrema importância para acompanhar o que foi decidido como prioridades para intervenções de melhorias da cidade nos próximos quatro anos. “Assim como foi feito no PPA anterior, que pode revitalizar 38 praças, realizar o plantio de 23 mil árvores, assim como a execução de obras de drenagem em córregos como Pindorama, Ipiranga/ Vivaldi, Capuava e Silvina, entre demais ações desenvolvidas pelo município”, concluiu.

O PPA Participativo realizado neste ano priorizou 39 diretrizes relacionadas a infraestrutura urbana. Os destaques são para o projeto Drenar, que atua sobre os córregos para minimizar o problema das enchentes, a expansão da Coleta Seletiva para diversas regiões da cidade, além de revitalizar e ampliar a manutenção de praças, parques e áreas verdes, entre outras ações.

O PPA foi aprovado pelos vereadores no dia 16 de outubro. Para os próximos quatro anos prevê receitas de mais de R$ 18,6 bilhões e 55 programas. Foram 21 plenárias em todo o município ao longo do mês de maio com mais de 13 mil pessoas.

Os 200 grupos de trabalho do PPA Participativo 2014-2017 definiram 400 diretrizes para os dez temas prioritários: 158 para Saúde, 46 para Transporte e Trânsito, 39 para Habitação, 39 para Infraestrutura Urbana, 36 para Inclusão Social e Cidadania, 33 para Segurança Urbana, 19 para Educação, 14 para Cultura, Esporte e Lazer, 13 para Desenvolvimento Urbano e 3 para Gestão Ambiental.

Reuniões – As reuniões do Plano Plurianual (PPA) Participativo prosseguem até o dia 10 de dezembro. Nesta quinta-feira (21), a prestação de contas será na EMEB Alfredo Scarpelli, Estrada dos Alvarenga, 4.090, Parque Hawaí.