Alunos do Adolescente Aprendiz desenvolvem projetos voltados às comunidades

Proposta é fazer com que o jovem atue para melhorar a região onde vive

Alunos do Adolescente Aprendiz de Diadema desenvolvem projetos voltados às suas comunidades

Adolescente aprendiz e projovem - SASC. (Foto: Marcos Luiz)

Como última etapa das atividades do ano, os participantes do Projeto Adolescente Aprendiz/ProJovem Adolescente estão desenvolvendo um cronograma de ações em suas próprias comunidades. Os 14 núcleos do Adolescente Aprendiz contam com 40 coletivos e cada um desenvolveu três ou mais projetos, o que dá uma média de 120 a 130 projetos aplicados a partir do olhar dos jovens sobre a região onde vivem e o incentivo de fazer algo para melhorá-la.

Para decidir sobre as ações a serem desenvolvidas em suas comunidades, eles saíram a campo para uma pesquisa e se agruparam para desenvolver as propostas, de acordo com os interesses de cada um. Depois buscaram parcerias para desenvolver as ações, como os jovens do Núcleo Canhema, que conseguiram camisetas, medalhas e troféus para realizar um festival esportivo, ao qual chamaram de ‘Projeto Esporte Bola Cheia’. Eles convidaram e fizeram as inscrições de crianças entre oito e 12 anos do bairro para jogos de futsal, que ocorrerão na sexta-feira (29) a partir das 14h, no Centro Público Thereza Lino de Oliveira, além da promoção de treinos antes do dia da competição.

Dentre os nove projetos elaborados pelos coletivos do Núcleo Vila Popular, um grupo desenvolveu uma proposta de teatro de bonecos para sensibilizar crianças da EMEB Ana Sofia sobre a questão da obesidade infantil. A atividade ocorrerá no dia 28, à tarde. “Eles vão abordar sobre como surge a obesidade infantil e como ela é prejudicial à saúde das crianças, além de falar também sobre a higiene bucal”, explicou a educadora Lourdes Aparecida de Paula.

Um grupo do Núcleo Sapopema vai desenvolver recreação baseada em brincadeiras de rua que eles pesquisaram, com crianças de cinco e seis anos da EMEB Chico Mendes, nos dias 28 e 29. Há, ainda, entre os projetos, atividades de leitura, oficina de customização de roupas com idosos, palestra sobre gestação consciente, reciclagem, entre outros. As atividades vão até o início de dezembro.

De acordo com a coordenadora do Adolescente Aprendiz, Leonita de Oliveira, “os projetos comunitários contribuem para fortalecer os laços dos jovens com as comunidades, para eles se verem como moradores da área e com capacidade de transformação”.

O Adolescente Aprendiz é um programa socioeducativo destinado a adolescentes entre 14 e 17 anos, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. No programa, os jovens recebem uma Bolsa Aprendizado, atualmente no valor de R$ 65.