Mais de 180 caminhões (com 15 m3 cada) de detritos foram retirados do Córrego Guarará, na região da Vila América, entre 16 e 27 setembro, durante a limpeza realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O trabalho de prevenção ocorreu no trecho da galeria fechada do canal, entre as ruas 24 de Maio e Pedro Américo. No total, 716 metros foram limpos, sendo retirados 2.800 m³ de material.
Além disso, no mesmo período, a autarquia realizou mutirão de limpeza de bocas de lobo no local. Foram atendidos também as Vilas Guarani, Humaitá, Progresso e Homero Thon. No total, 995 bocas de lobo foram limpas na região. Para os moradores do bairro, que anualmente sofrem com enchentes, o serviço realizado pelo Semasa foi um alívio.
“Só tinha um palmo livre para a passagem de água dentro dos encanamentos”, afirma o morador William de Paiva, que desde 1998 mora na Rua Erato. “Para nós, moradores, o serviço foi excelente. Só o fato de fazer a manutenção dá mais tranquilidade”, diz. Para ele, a limpeza na tubulação evitou que a água atingisse as casas durante as tempestades que ocorreram na semana passada.
Além de muito material orgânico, as equipes de limpeza, contratadas pelo Semasa, retiraram do trecho fechado do Córrego Guarará quadros de motos, placas de automóveis, perfis de aço, blocos de concreto, sofás e carcaças de animais, segundo William.
Os operários também salvaram dois animais – um cachorro pitbull e um gato siamês – que viviam no canal. “Eles estavam muito debilitados, mas foram resgatados e adotados pelos trabalhadores da empresa que fez a limpeza”, conta William, que como morador fez questão de acompanhar de perto todo trabalho do Semasa no seu bairro.