Diadema recebe verba federal para construção de Centro de Iniciação do Esporte

O secretário de Esporte e Lazer de Diadema, Antonio Marcos Ferreira da Silva, recebeu no último dia 10 de dezembro, recursos para a implantação do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte). Na solenidade, que aconteceu em Brasília, na presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foram anunciados os municípios selecionados para receber o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um programa de infraestrutura esportiva que compõe o PAC 2. Diadema foi uma das 285 cidades de todo o País que receberam investimentos.

O município obteve um repasse de R$ 3,6 milhões, e a obra tem previsão de início nos próximos meses. O Centro será construído no Parque dos Jesuítas e terá 7 mil m² destinados à infraestrutura para a prática de três modalidades esportivas (pista de atletismo e outras duas que serão avaliadas pela Prefeitura). No dia 19 de dezembro uma equipe técnica fará uma vistoria no local para começar as obras o mais breve possível.

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o País, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro deste ano e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.