As técnicas de gravura – xilografia, litografia, gravura em metal e serigrafia – que a partir da segunda metade do século XX tiveram grande desenvolvimento na arte brasileira, es-tarão representadas nesta ex-posição da Pinacoteca de SBC, que completa 33 anos de existência, cuja história é marcada pela promoção da aproximação da arte e dos artistas junto à população.
A mostra reúne 37 obras do acervo do espaço, sendo algumas delas de autoria de alguns dos mais importantes artistas da gravura no Brasil, como Renina Katz, Lívio Abramo, Aldemir Martins e Alex Cerveny. Boa parte das obras expostas foi adquirida do acervo do mestre impressor Roberto Gyarfi, que trabalhou com alguns dos nossos maiores artistas.
Não é de conhecimento da maioria das pessoas, mas uma gravura vista de modo simplificado, é um carimbo. Gravura vem da palavra grafó, do grego antigo, que significa tanto entalhar, insculpir, quanto pintar e escrever. Portanto, desde há muito tempo, gravar está asso-ciado tanto a imagem, quanto a palavra.
Xilografia (uma das mais antigas formas de imprimir e reproduzir imagens) e tipografia (a primeira técnica in-ventada para reproduzir textos) são técnicas de gravar; aquilo que o mais simples carimbo faz. Mas, é claro que a gravura artística não é tão simples quanto um carimbo. Seu desenvolvi-mento se deu por meio de diversas técnicas, que foram adquirindo cada vez mais sutileza e sofisticação. Basicamente, a gravura está associada com os atos de cavar uma matriz (gravar), imprimir e reproduzir.
Na xilografia – a técnica mais tradicional – uma matriz de madeira é escavada para formar o negativo da imagem que se quer reproduzir, depois é entintada e, então, impressa: isto é, a imagem é transferida para uma folha de papel (ou outro suporte). Entre final do século XVIII e início do XIX, desenvolveram-se as técnicas da gravura em metal e da litografia, ambas baseadas em processos de corrosão química, a primeira no metal e a segunda na pedra. Bem mais recente é o desenvolvimento da seri-grafia aplicada a trabalhos artísticos: seu início data da década de 30 do século passado.
O processo de impressão da serigrafia se dá por permeação ou vazamento da tinta através da matriz (uma tela de seda ou nylon). Uma das qualidades que marcam a arte da gravura é o fato de, ao reproduzir uma obra original, democratizar e tornar mais acessível o universo da criação artística. Pinacoteca de São Bernardo do Campo.
Serviço:
Endereço: Rua Kara, 105, Jardim do Mar.
Tel.: 4125-4056/4125-2466.
Visitação até 8 de março de 2014, de terça a sábado, das 9h às 17h, quinta, até 20h30, e domingo, das 10h às 13h.