Santo André é 1ª cidade do País a agilizar aposentadorias

Parceria com Ministério da Previdência espera otimizar benefício aos servidores públicos

Santo André assinou na última quarta-feira (15) termo de cooperação com o Ministério da Previdência Social para implementar na cidade o Proprev (Programa de Modernização da Gestão da Previdência Social). Com a adesão, marcando o primeiro município do País a contemplar este acordo, será possível agilizar o processo de concessões de aposentadorias dos servidores.

O prefeito Carlos Grana e o secretário nacional de Políticas de Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães, definiram no encontro quatro itens de trabalho contempladas com o Proprev. “Santo André foi selecionada para recebimento de um novo e moderno servidor de dados, assistência técnica, novos equipamentos, além do censo cadastral (atualização dos dados de todos os servidores) e o funcional (histórico trabalhista). Quanto melhor for o cadastro do município, melhor será a avaliação e poderemos prever possíveis déficits no futuro”, pontuou Rolim.

Para o diretor do Instituto de Previdência de Santo André, Remígio Todeschini, o novo sistema, entre outras coisas, permitirá o cruzamento de informações do funcionário.

“Poderemos identificar acumulações indevidas de cargos, por exemplo, além de permitir a transparência e o controle, tornando a gestão da previdência transparente”, antecipou. “Alimentamos os dados no sistema da previdência para completar o censo funcional e cadastral. O foco é garantir agilidade no processo de aposentadoria”, finalizou.

Grana complementou ainda que, com a compilação dos dados, será possível a troca de informações com o regime geral previdenciário.

“Com esta importante adesão, a nossa cidade ganha, os servidores públicos, também. Além da modernização do sistema, o acordo, que contará com recursos do Banco Mundial, possibilitarão que prefeituras tenham acesso de recursos de computação, equipamentos, assistência e possibilite cadastro de servidores para alimentar o banco de dados em Brasília”, pontuou.