Uma campanha de conscientização, com faixas, cartazes, panfletos e uma equipe de 30 pessoas visitando casas, feiras e estabelecimentos comerciais. Essa é a estratégia que a Prefeitura de Santo André adotou para diminuir drasticamente não somente o número de analfabetos na cidade, mas de pessoas que não concluíram o ensino fundamental. A meta da Secretaria de Educação é aumentar em 40% as matrículas na EJA (Educação de Jo-vens e Adultos) em 2014.
Os planos do governo andreense são colocados em prática justamente no momento em que o Brasil pede socorro na área.
Para focar a ação dos agentes nas regiões onde há maior número de pessoas que não concluiu os estudos, foram utilizados dados do cadastro único do Programa Bolsa Família. Por isso, as primeiras ações da campanha, que começou dia 18 de janeiro, foram realizadas no Parque Andreense, Jardim Santo André e na Vila Luzita. Estão previstas também visitas das equipes às regiões da Vila Humaitá, Jardim Guarará, Parque Miami, Recreio da Borda, cidade São Jorge, entre outras.
Segundo o titular da Pasta, a ampliação das matrículas nos cursos de Alfabetização de Adultos (Eja e Mova/Brasil Alfabetizado) também tem por objetivo contribuir para a superação da miséria em Santo André, um dos desafios assumidos pela Administração, garantindo o direito à educação aos beneficiários do Bolsa Família.
Para que todos se sintam à vontade para voltar a estudar, inclusive os que estão fora da escola a mais tempo, para quem tem vergonha de ir à escola ou não quer se deslocar para grandes distâncias, os agentes da campanha apresentam 40 opções de salas do Mova/ Brasil Alfabetizado, localizadas em espaços cedidos pelas comunidades e instituições parceiras. A sugestão do local é apresentada de acordo com a necessidade de cada aluno em potencial, sendo que há ainda opções de turmas em 25 Emeiefs (Escola Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e em quatro CPFPS (Centros Públicos de Formação Profissional)
Para participar
Neste ano o EJA está operando em parceria com o Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos), e os interessados em voltar a estudar neste anos podem procurar a Emeief ou Centro Público mais próximos de sua casa ou ligar para 4468-4296. É preciso apenas ter mais de 15 anos e estar munido de RG.