Os prefeitos de Santo André e São Bernardo andam bem mal com suas secretarias de comunicação; em São Caetano, sem comentários. Seus responsáveis Leandro Laranjeira – Santo André e Fábio Cassetari – São Bernardo, estão trabalhando mais que seus respectivos chefes, os prefeitos Grana e Marinho, visto que os mesmos não atendem a imprensa há mais de um ano, suas agendas estão sempre repletas, só sabem enviar emails com matérias, nada mais. Eles pensam que a imprensa vive de moscas, porque na hora de dirigir propagandas só mandam para grandes jornais da capital e diário da região. A estes, eles talvez nem mandam emails. Será que seus chefes estão cientes do que acontece?
Presepadas…
E as presepadas continuam no Legislativo Municipal, sob o comando do Sidão sem padaria. São tantas que os vereadores vão pedir auditoria de todas as suas contas quando ele sair do comando no final do ano. Agora não adianta, porque ele não fala nada e não sabe de nada. E como isso é constante de sua administração legislativa, seus pares não vão pedir mais nada a ele e muito menos votar projetos de sua autoria. Chumbo trocado não dói e quando um não quer, vários não brigam…
Boca livre…
Onde tem boca livre, tem deputado paulistano participando. O deputado federal Arnaldo Faria não perde uma boquinha em final de semana, e se for em São Caetano é melhor ainda… Aqui ele tem passe livre pois foi fiel escudeiro do atual prefeito nas eleições, mesmo traindo suas raízes na cidade (o PTB) ao qual é filiado, – apoiando o adversário (PMDB). Se fosse só ele que traiu a administração passada, seria até plausível, mas quando até o secretário do partido apoiou o adversário na surdina, aí a coisa muda de figura… será que foi tudo por cargos?!?!…
“Agostinho Alberto (assessor) ou Jander Lira (secretário) qual deles deve prestar contas sobre a arrecadação da Secretaria de Cultura de São Caetano semanalmente e para onde são destinados os recursos, visto que os teatros não sofreram nenhuma reforma nos últimos tempos”.
“Depois de mais de um ano no cargo, até que enfim o prefeito vai trocar seu intermediador junto aos vereadores. Sai Guirão e deve entrar Pádua Tortorello. Ou melhor troca seis por meia dúzia. Pior seria se entrasse a terceira via. O promessinha Lauriano”.
Tá confirmado…
Depois que voltou para as mãos dos antigos presidentes a sigla do PMDB de São Caetano, o prefeito Paulo Pinheiro e seus 120 seguidores, provavelmente deixarão o partido e rumarão para o PTN do Casonato. Isso já foi comentado nesta coluna semana passada e deve se concretizar o mais rápido possível;- isso se o prefeito não ficar inelegível antes de lançar candidatura do Capitão da PM – Castropil. É esperar pra ver os próximos lances dos partidos políticos e principalmente da justiça eleitoral… se não ocorrer nenhum acordo o que acredita-se ser difícil, visto a visibilidade que o assunto tomou nos últimos tempos…
Ainda quer aparececer…
O vereador e causídico ilustre, e ex-secretário de esportes Eder Xavier disse estar de posse de documentos que incrimina muita gente do esporte sancaetanense, que recebe salários em espécies, sem recibo e sem nada que comprove que receberam e nem paga os impostos devidos. Muito bom vereador, agora pegue os recibos e leve ao MP de uma vez, e não fique falando besteira a toda hora. Quem muito fala, nada faz, – diz o dito popular. E o senhor é bem assim mesmo, – afinal o que queres oh! vereador. Mais espaço de novo na administração…
“Dorival Fernandes, secretário de serviços municipais pode estar com dias contados depois que todos descobriram que ele não é químico, só tem o primário”
Vai ficar mais enrolado
Em vez de o prefeito tentar fazer alguma coisa para melhorar a cidade, acaba metendo os pés pelas mãos. Guirão foi afastado na última terça-feira por Paulo Pinheiro e não é mais o articulador político do paço junto aos vereadores. O nome mais cotado é de Pádua Tortorello, que é mais político, como dizem é um raposão na política e pode dar certo e já ocupou o cargo antes; a segunda opção de Paulo Pinheiro é a pior, seria a do suplente do suplente Lauriano, que está na Câmara ocupando a vaga de Gersio Sartori por um mês.
“Vereador Eder ex-secretário de esportes prometeu e não cumpriu ainda a entrega dos documentos ao Ministério Público. Está esperando o quê, vereador”
Promessinha
Se acontecer o previsto, e é o caminho mais provável a ser seguido pela administração de São Caetano, vai ser mais atravancada a pauta da Câmara Municipal nas próximas sessões, visto que o “promessinha” (apelido do suplente Lauriano é porque ele não gosta de cumprir nada), ou melhor até descobrirem que ele não cumpre o que fala. Acertos e acordos não é com ele, e a administração continuará mais enrolada. Já não basta estar ruim a administração, parece que a sina do prefeito é atrair coisa ruim. É mais um lugar para o futuro interlocutor do prefeito na Câmara se esconder quando aparecer seus credores… o que não deve ser poucos…
Fazendo contas…
Em toda a administração municipal há cobrança de aluguel de quadras, salões, campos de futebol, piscinas na secretaria de esportes, na cultura à locações de espaços públicos (praças com arenas e ou palcos) destinados a eventos variados, desde a exposições até para shows, à locação de teatros, feiras de artesanatos e uma imensa gama de atividades que são taxadas diariamente. Só estamos citando duas secretarias em toda administração municipal de São Caetano por exemplo. Bom, se o ex-secretário Eder Xavier foi convidado a se retirar do posto porque não concordou com o destino usado com o dinheiro da cobrança de bens municipais, e segundo ele a conta é muito grande de desvio de dinheiro público porque muita gente controla (clubes esportivos segundo o vereador Eder); para onde são destinados todos os recursos da Secretaria de Cultura que são arrecadados semanalmente e quem movimenta estes recursos? – O Sr. Jander Lira ou o Sr. Agostinho Alberto Rodrigues? – Qual dos dois vai prestar contas a municipalidade a quem ele pertence?…
Essa é boa…
Nosso secretário de serviços municipais Dorival Fernandes, só tem o ensino fundamental completo. Essa é boa!!! – no site da prefeitura ele aparece como químico industrial formado, enquanto que, no site do Tribunal Superior Eleitoral ele declara que tem somente o ensino fundamental completo. Ou melhor, é semi-analfabeto. Falsidade ideológica é crime punível pela justiça principalmente quando é feita por funcionário público, ou como ele é nomeado secretário municipal. Deve ser por isso que o ex-prefeito demitiu em sua gestão, falou que era mas não provou e ficou fora. Mas agora é diferente, por isso nossa cidade anda de mal a pior…
Endividamento…
O Paulo Pinheiro, reclama ou reclamava porque a cidade tinha dívidas gigantes da administração anterior e nada fez na cidade por causa delas. Agora vai endividar ainda mais pedindo empréstimo a Caixa Federal de cerca de 10 milhões de reais e coloca como penhora se não pagar (o que vai acontecer), o FPM – Fundo de articipação dos Municípios e o ICMS. Duas das mais importantes receitas do município durante o ano. Muito bem Sr. Prefeito, tá no caminho certo… ao mesmo tempo o prefeito também quer transferir dinheiro da prefeitura para o DAE. Afinal Sr. Prefeito, se o DAE não estivesse inchado com tantos funcionários (será que todos trabalham), daria para fazer diversas obras sem pedir empréstimo algum.
Testandooo…
Mais uma vez o suplente de vereador, o Quesada, será testado em um cargo administrativo para ver se dá certo. Primeiro foi na Segurança Pública (GCM) – não conseguiu, ou melhor deixou a cidade desguarnecida de vigilância por parte da GCM. Não conseguiu nem comprar novos coletes para a corporação. Agora será testado na ouvidoria. Se antes não ouvia ninguém, agora ainda será pior. Será como o anterior. Entrou mudo e saiu calado porque não resolvia nada. As reclamações dos munícipes eram tratadas como se a cidade estivesse em perfeita sintonia. Até parece…