Imagine perder relatórios importantes do seu computador ou servidor, e se de repente alguém precisasse de um documento ou informação antiga e você não encontrasse em lugar algum do espaço virtual? Os arquivos de um sistema remontam a história da empesa e perdê-los é como se parte da corporação simplesmente deixasse de existir. Por isso, é primordial que todo tipo de empreendimento tenha uma TI eficiente com política de backup e recuperação de arquivos para que esse tipo de informação esteja sempre assegurada.
Com o avanço da tecnologia da informação (TI), hoje em dia, os gestores conseguem suprir as necessidades nas organizações com serviços direcionados para cada caso específico. Problemas com cópias de trabalhos, acesso de pastas e documentos recebem alternativas como sistema exclusivo de auditoria e relatórios técnicos e gerenciais sobre o ambiente. “Em casos como esses, são levantados todos os tópicos eficientes relevantes para a gestão da empresa, tipos de dados que serão armazenados, a frequência da operação de backup, quais equipamentos e tecnologias serão utilizados”, ressalta o diretor da Konics, empresa especializada em tecnologia da informação, Alexandre Paoleschi.
De acordo com o CEO, o monitoramento e o backup de dados são necessários 24 horas por dia e todo cuidado é pouco para este tipo de processo. “Além da perda dos dados, a empresa perde tempo e dinheiro tentando recuperá-los”, enfatiza Paoleschi. Com esse tipo de serviço, gestores de TI garantem a proteção das informações, trabalhando cotidianamente com testes de restore, que avaliam a integridade do sistema para que a reestruturação de arquivos perdidos e corrompidos seja realizada, além de mapear as unidades problemáticas e solucionar as inconformidades caso haja algum tipo de falha nos documentos.
A integridade dos sistemas de informação tem de ser prioridade, segundo Paoleschi, para consolidação de política séria de backup em empresas. “Através de soluções exclusivas de auditoria, gerenciamento e monitoramento de todas as informações do sistema, é possível evitar fraudes e falhas e recuperar dados, caso haja perda”, enfatiza Alexandre.
“Uma instituição que se preocupa com a integridade do seu backup não deve contar com a sorte na hora de salvar seus arquivos, e sim, procurar uma empresa especializada, com profissionais gabaritados e processos tecnológicos avançados para cuidar disso”, finaliza o diretor-executivo da Konics.
Alexandre Paoleschi, CEO da empresa Konics fala sobre a importância de se manter um backup profissional.