Parque Raphael Lazzuri

São Bernardo tem 12 pistas para corrida ou caminhada em parques, praças e ruas

Espaços públicos são boas opções para quem busca vida mais saudável

Moradores de São Bernardo do Campo que são adeptos da prática de corrida e de caminhada, em busca de uma vida mais saudável ou mesmo por prazer, têm ótimas opções na cidade. São 12 opções de pistas em locais públicos, entre equipamentos instalados em ruas e também em parques e praças municipais.

Parque Raphael Lazzuri


As pistas disponíveis em vias da cidade estão na Avenida Barão de Mauá, Praça dos Meninos, Praça Giovanni Breda e Praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Prefeitura também tem esses equipamentos na Cidade da Criança, no Estádio do Nova Petrópolis, Parque Salvador Arena, Parque Raphael Lazzuri, Parque da Juventude, Parque Estoril, Chácara Silvestre e Centro Cultural e Esportivo do Taboão.

Viana Santos tem 55 anos e frequenta a pista do Parque Raphael Lazzuri cinco vezes por semana. Para o aposentado que mora na Vila Marlene, o exercício é uma terapia, mas também uma forma que encontrou para cuidar da saúde e controlar o diabetes. “Vou de segunda a sexta-feira ao parque e alterno entre corrida e caminhada durante as duas horas que passo por lá. Vejo que a Prefeitura tem feito melhorias no parque, dando nova identificação visual tanto na pista quanto na área de ginástica. É um local que indico para meus amigos para que se exercitem um pouco e vivam mais”, brinca.

As quatro pistas localizadas nos parques Engenheiro Salvador Arena, Chácara Silvestre e Raphael Lazzuri, além da Praça dos Meninos, recebem em média 108 mil usuários por mês. Todas recebem podas de galhos de árvores a cada 18 meses para segurança dos frequentadores.

O casal Silvio e Therezinha Fernandes, moradores do Jardim do Mar, buscam a pista do Parque Raphael Lazzuri por ser a mais arborizada e com o clima mais agradável. “Nossa meta é conseguir frequentar a pista cinco vezes por semana. Praticamos exercícios há um ano, e com toda certeza isso refletiu positivamente para a nossa saúde. Gostamos muito do Lazzuri por conta do bosque, sombra e som dos pássaros. Na nossa opinião, não tem local melhor que esse para praticar exercícios.”

Manutenção – Para manter o bom estado de conservação das 12 pistas, a Prefeitura não mede esforços. O Parque Raphael Lazzuri, por exemplo, recebe várias intervenções, inclusive com a reforma da pista e também dos banheiros. Já as praças José Rodrigues de Castro, Santo Expedito, do Trabalhador Armando Ruivo e Fernando Cardoso da Silva, além da Chácara Silvestre e do Centro Cultural e Esportivo do Taboão, receberam novas pistas nos anos anteriores.

Todos os locais, com exceção dos equipamentos localizados em vias públicas, possuem guardas civis municipais de plantão para garantir a segurança dos usuários.

Serviço – Confira o funcionamento das pistas localizadas nos parques:

Parque Engenheiro Salvador Arena – segunda a domingo, das 6h às 21h
Parque Chácara Silvestre – segunda a domingo, das 6h às 18h
Parque Raphael Lazzuri – segunda a domingo, das 6h às 22h
Praça dos Meninos – segunda a domingo, das 5h às 22h
Cidade da Criança – conforme dias de abertura, das 6h às 9h