O Centro Cultural Diadema traz uma programação especial na terça (25) para celebrar o Dia do Grafitti, que é comemorado em 27 de março. Estão previstas exibições de filmes e uma roda de bate-papo com profissionais da área. A entrada é franca.
O evento começa com a exibição do documentário Cidade Cinza, com direção de Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita e tem 80 minutos de duração. A produção discute a Lei Cidade Limpa, da Prefeitura de São Paulo, que está apagando as obras de muitos artistas dos muros da capital paulista.
Participam do documentário renomados artistas e a trilha sonora tem a participação do cantor Criolo.
Na sequência será exibida Grafitti Dança, uma animação de seis minutos dirigida por Rodrigo Eba, do Coletivo Grafitti com Pipoca.
A obra mostra grafites dos muros de São Paulo dançando ao som de uma trilha sonora dos anos 50, dinamizando as ruas, e ganhou em 2013 o prêmio de melhor curta brasileiro no Festival Anima Mundi, além de outros prêmios.
Para encerrar, haverá ainda um bate-papo com Agner Rebouças, um dos produtores de Grafitti Dança, a grafiteira Nenê Surreal e os diretores das produções. A realização é do Movimento Audiovisual de Diadema (MAD) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e as produtoras Sala 12 e Cavalo Marinho Audiovisual.