Medida permitirá a trans-ferência de água entre os reservatórios e aumentará a segurança no abasteci-mento da população.

São Paulo vai integrar Sistema Cantareira e bacia do Paraíba do Sul

Construção de túnel de 15 Km vai permitir transferência média de 5.130 litros de água por segundo

O governador Geraldo Alckmin anunciou na última quarta-feira, 19, uma obra de integração entre o Sistema Cantareira e a represa Jaguari, localizada em Igaratá, na bacia Paraíba do Sul. A medida permitirá a transferência de água entre os dois reservatórios e vai aumentar a segurança no abastecimento da população paulista.

São Paulo vai integrar Sistema Cantareira e bacia do Paraíba do Sul

Medida permitirá a trans-ferência de água entre os reservatórios e aumentará a segurança no abasteci-mento da população.


A transferência será feita quando houver sobra na bacia do Paraíba do Sul ou no Sistema Cantareira. Neste caso, a água de um reservatório poderá ser bombeada para o outro, como explica o governador. “Nossa proposta é interligar a represa Jaguari com a represa do sistema Cantareira, com uma regra operadora. Toda vez que o Cantareira baixar 35% você bombeia a água da Jaguari para o Cantareira. Toda vez que sobrar água, você pega essa água e guarda, bombeia e armazena no Cantareira. O inverso também vale”.

A iniciativa será executada pela Sabesp e permitirá o melhor aproveitamento da água armazenada nas diversas re-presas da macrometrópole formada pelas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba e pela região de Sorocaba.

Um túnel de 15 km de extensão será construído para ligar a represa Atibainha, em Nazaré Paulista – parte do Sistema Cantareira, e a represa Jaguari, na cidade de Igaratá, na bacia do Paraíba do Sul. Por esse túnel serão bombeados 5.130 litros de água por segundo, em média. A obra será executada em 14 meses, iniciados depois da outorga (autorização de transferência), o licenciamento ambiental e as liberações da ANA (Agência Nacional de Águas) e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A represa Jaguari de Igaratá tem capacidade para 1,2 bilhão de metros cúbicos de água. Sozinha ela armazena 20% mais água do que os quatro reservatórios do Cantareira. Hoje, a Jaguari alimenta o rio Paraíba do Sul, situação que não será afetada pela nova obra. A novidade é que a represa poderá também receber ou enviar água para o Sistema Cantareira.