Santo André fornece imagens do videomonitoramento à população

Munícipe pode ter acesso às filmagens caso precise anexar a algum processo judicial

Para oferecer mais uma ferramenta de segurança à população, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, coloca à disposição dos munícipes imagens de seu sistema de videomonitoramento. Caso algum cidadão se envolva em incidentes, poderá solicitar a filmagem para anexar ao processo judicial.

Em casos como sequestro relâmpago, assaltos ou acidentes de trânsito, a vítima deverá se dirigir à Praça de Atendimento e dar entrada em um processo administrativo, solicitando as imagens que podem ter sido captadas pelos equipamentos. Para isso, deve juntar cópia de documento de identificação e Boletim de Ocorrência.

As imagens ficam disponíveis na CMT (Central de Monitoramento e Trânsito) por 30 dias. Caso algum munícipe necessite, deve entrar com pedido, no máximo, 20 dias após o ocorrido. Se as câmeras flagrarem o incidente, as imagens serão disponibilizadas mediante apresentação de mídia para gravação. “É mais uma ferramenta que disponibilizamos para contribuir com a elucidação do incidente”, avalia o secretário de Segurança Urbana e Comunitária, José Luiz Martins Navarro.

Atualmente, Santo André possui 41 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. Além disso, o DET (Departamento de Engenharia e Tráfego) oferece mais nove equipamentos. Todas as câmeras ficam ligadas 24 horas a fim de garantir maior segurança à população.