Eleições: Cartório alerta que biometria não é obrigatória em São Bernardo

Procura por sistema de identificação de eleitores por meio da impressão digital está sobrecarregando cartórios da cidade

A procura pelo recadastramento de títulos de eleitor por meio da biometria – identificação pela impressão digital – tem provocado verdadeira corrida aos cartórios eleitorais e ao Poupatempo de São Ber-nardo do Campo. No entanto, a cidade não está na lista do Tribunal Superior Eleitoral de municípios que serão obrigados a renovar os documentos para as próximas eleições.

De acordo com Marcelo Moretti, diretor do Cartório Eleitoral de São Bernardo, uma média de 600 pessoas procura as unidades municipais da Justiça Eleitoral todos os dias para recadastrar os títulos pelo programa de identificação biométrica. “Poucas cidades do Estado de São Paulo são obrigadas a fazer a biometria, e São Bernardo não é uma delas. Até o momento renovamos 10% dos documentos, o que corresponde a 40 mil eleitores”, afirma.

Apenas estão sendo emitidos títulos eleitorais com cadastro de digitais para novos eleitores, transferência de cidade ou atualização de cadastro. “As pessoas não precisam se preocupar. O direito de votar nas próximas eleições está garantido com o título convencional”, diz Moretti.

Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões de eleitores serão identificados pelas digitais. No Estado de São Paulo, apenas 11 municípios estão convocando eleitores para cadastramento biométrico. A lista pode ser conferida clicando aqui.