São Paulo é o Estado que mais investe em segurança no Brasil

Governo paulista desenvolve novos programas para combater o crime

A Polícia do Estado de São Paulo é a que mais investe no Brasil. Neste ano de 2014, o investimento em segurança do Governo é de R$ 17 bi. Com mais de 120 mil homens e mulheres, o efetivo das polícias de São Paulo é comparável à Marinha e Aeronáutica juntas. Em três anos, foram contratados 12 mil novos policiais.

Com a Atividade Delegada, o policiamento será reforçado nas ruas. A proposta é que policiais militares auxiliem em ações nas cidades durante suas horas de folga em uma parceria da Secretaria de Segurança Pública com as prefeituras. O PM ganha uma alternativa para aumentar a renda, enquanto a população passa a contar com mais vigilância.

Um plano de bonificação às polícias foi criado como estímulo à redução de roubos e furto de veículos, roubos em geral e crimes contra a vida. Os policiais receberão bonificação na medida em que as metas forem atingidas.

O modelo foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Segurança, o comando das polícias e o Instituto Sou da Paz. O bônus pode chegar a R$ 8 mil por ano.

A inovação no combate à criminalidade surge ainda em outra frente de roubos e ajuda diretamente na diminuição do latrocínio, a Lei do Desmanche. Metade das ocorrências de latrocínio acontece durante roubos de veículos. Assim, a nova lei – que agirá sobre os receptadores – ajudará também a salvar vidas.

A Lei do Desmanche determina que para comercializar autopeças é necessário manter um cadastro no Detran.SP. A Secretaria da Segurança Pública oferece em seu site a lista dos estabelecimentos regulares e um link para o serviço de webdenúncia.

Nas ruas, mais viaturas foram entregues, e as polícias de SP já contam com 20 mil veículos. A segurança do Estado ainda é equipada com 35 aeronaves e 436 câmeras de observação. Ferramentas tecnológicas também auxiliam no combate à violência.