A Secretaria de Educação de Diadema implantou o Programa Trato na Escola no início do ano letivo, com o objetivo de realizar a manutenção preventiva e corretiva em todas as escolas municipais.
A administração identificou a necessidade dos reparos devido à deterioração das unidades. Cinco equipes estão percorrendo as escolas, divididas por região, para atender simultaneamente a todas.
A prestação de serviços está sendo realizada em pequenos reparos como: limpeza das calhas, conserto de vazamento em geral, desentupimentos, troca de fechaduras, de lâmpadas e reatores, conserto de ventiladores, além de roçada do mato.
O programa já concluiu o serviço de manutenção nas EMEBs Professor Florestan Fernandes, na Vila Paulina, e Dr. Átila Ferreira Vaz, no Eldorado. Outra escola que está recebendo obras do Trato na Escola é a Perseu Abramo, no Jardim Canhema.
Segundo o secretário de Educação, Marcos Michels, esse tipo de manutenção não foi realizado nas escolas nos últimos 10 anos. “Queremos resolver rapidamente os pequenos problemas de estrutura e oferecer um ambiente adequado aos alunos”, comentou.
As demais escolas estão no calendário do programa e a contratação dos profissionais para realizar o serviço, foi por meio de licitação. A previsão de gastos neste ano com reformas é de aproximadamente R$ 6 milhões.