São Bernardo seleciona grupos para o programa Contação de Histórias

Iniciativa, que visa estimular o gosto de crianças, jovens e adultos pela leitura, chega ao quarto ano; inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo seleciona até 26 de maio, por meio de edital público, 24 grupos (cada um pode ter uma ou mais pessoas) para desenvolver ações de contação de histórias, em que a narrativa extraída dos livros promova o incentivo à leitura. A proposta é que, por meio dessas ações, as histórias sejam capazes de encantar crianças, jovens e adultos, mostrando os livros como portas de acesso a outros conhecimentos e experiências de vida. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, via Correios ou Aviso de Recebimento na própria secretaria (Rua Bauru, 21, Bairro Baeta Neves, CEP 09751-440), mediante apresentação de documentos, currículo e projeto.
Para participar é preciso ter experiência comprovada de três anos na área de literatura e narração de história com o uso ou não de recursos lúdicos e cênicos e realização de oficinas, cursos e workshops. A seleção será feita por comissão com base na avaliação de currículos, projetos e autores que serão utilizados.

As atividades serão desenvolvidas em 26 localidades do município, como associações amigos de bairro, Unidades Básicas de Saúde, associações de moradores e bibliotecas. Cada projeto escolhido receberá R$ 10 mil, e o grupo deverá realizar 15 narrações ao longo de um ano, com duração mínima de 45 minutos cada. Em cada contação, a secretaria disponibilizará acervo de livros para empréstimo ao público.

A vigência do edital corresponde ao mesmo período das atividades decorrentes dos projetos selecionados, que serão desenvolvidos nos períodos de agosto a novembro de 2014, e janeiro a agosto de 2015.

Em 2013, também foram contemplados 26 espaços, com participação superior a 5 mil pessoas. No total, as três edições anteriores promoveram o acesso às histórias e aos livros a cerca de 15 mil pessoas, de todas as faixas etárias.

Além das seis bibliotecas públicas, a Secretaria de Cultura estabelece como critério territorial as regiões com altos índices de vulnerabilidade social, descentralizando, assim, suas ações e democratizando o acesso à leitura.

Outro fator que garante o pioneirismo da ação da Prefeitura é que cada grupo selecionado deverá desenvolver proposta de oficina como forma de capacitar pessoas e grupos interessados em realizar narrativas de histórias. Mais informações no jornal Notícias do Município online, hospedado no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).