Na quarta-feira (23), o vereador Beto Vidoski esteve reunido com o Secretário de Segurança do Estado, Fernando Grella, em seu gabinete na Capital para discutir sobre o convênio de Atividade Delegada com a finalidade de ser implementado na cidade de São Caetano do Sul. O projeto já está tramitando na Câmara Municipal.
O “Atividade Delegada” é um convênio entre o Estado e os municípios com o objetivo de permitir a ação de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização. Além de dobrar o número de viaturas nas ruas, as prefeituras não precisariam contratar funcionários e arcariam apenas com o ressarcimento da hora trabalhada do policial, pois todo o restante é custeado pelo Estado.
De acordo com Beto Vidoski, que é favorável ao projeto, este aumentaria o número de policiais nos turnos, sem ter que criar cargos municipais. “Sou favorável ao projeto. Esta é a maneira que temos para aumentar o policiamento preventivo, sendo um dos métodos mais rápidos e eficazes de combater a criminalidade e, que atende as expectativas diminuindo a sensação de insegurança da população”, afirmou o vereador.
O Secretário de Segurança do Estado, Fernando Grella, assumiu o compromisso de agilizar a assinatura do convênio desde que a Prefeitura encaminhe a documentação necessária para a efetivação do projeto.
O Manual cedido pelo Secretário com as instruções para os municípios aderirem o projeto, foi entregue ao Prefeito pelo Vereador, que sustentou a importância dessa parceria com o governo do estado.