Centro Hospitalar de Santo André ganha enfermaria de trauma com 29 leitos

Com investimento da ordem de R$ 4,4 milhões, o governo de Santo André entregou à população uma série de serviços, reformas e adequações no CHM (Centro Hospitalar Municipal), originário da antiga Santa Casa de Misericórdia. Entre eles, destaque para a enfermaria de traumatologia, instalada no primeiro andar em área de 450 m² e com 29 leitos. Na prática, porém, o novo espaço já está em pleno funcionamento há cerca de um mês por conta da alta demanda. O hospital é referência regional nesta especialidade.

A readequação da unidade começou no segundo semestre do ano passado pelo atual governo. Entre 2010 e 2012, o mesmo espaço abrigava a parte administrativa do hospital (diretoria), o Pronto-Socorro 2 e a clínica médica. “A partir de então, propusemos dar uma direção a este hospital. Trocamos a parte burocrática, com papel, prontuário e arquivo, para dar assistência com a nova enfermaria”, afirmou o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.

Opinião compartilhada pelo diretor do CHM, José Antônio Souto Tiveron. “Por sermos referência no atendimento, tínhamos de dar maior conforto e acomodação às vítimas de traumas. Não dava para um complexo hospitalar abrigar uma diretoria improvisada e papéis no lugar de pacientes”, apontou o também médico. Vale ressaltar que a parte administrativa, desde 2013, foi transferida para outro imóvel ao lado do hospital.

Além das obras de instalação da nova unidade, houve reestruturação do espaço – no mesmo andar funciona a clínica cirúrgica para procedimentos em geral, como casos de tumores, hérnias e pedras de visículas. Ou seja, a ala de trauma ficou isolada da parte cirúrgica. Em número de leitos, houve um aumento de 64 para 83.

O novo espaço ainda contempla dez enfermarias; sala multiuso e posto de enfermagem com mobiliário planejado, além de camas ortopédicas e poltronas reclináveis. Outro detalhe é que 10% dos mobiliários, acessórios e equipamentos são destinados a pacientes obesos. Também os banheiros foram adaptados para as pessoas com deficiências físicas e motoras.

Diagnóstico

Unidade de trauma à parte, a Secretaria de Saúde entregou ainda o Centro de Diagnósticos, com ampliação das recepções e novo layout, inclusive com troca de mobiliário. Entre os serviços oferecidos estão o aparelho de ressonância magnética, que foi instalado em junho do ano passado.

O chefe do Executivo ainda reforçou os investimentos na área. “Santo André tem aplicado 30% do orçamento na Saúde, bem mais do que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige”, apontou Grana.

Pesquisa

No mesmo pacote, houve ainda a entrega do Centro de Pesquisa e Biblioteca para uso dos profissionais, inclusive com computadores e acesso à internet – o CHM é um hospital-escola não apenas para acadêmicos de Medicina como de outras áreas da Saúde, exemplo de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. O custo da modernização ficou a cargo dos prestadores de serviços.

E para finalizar, o prefeito e comitiva conheceram as novas dependências da cozinha e do refeitório para os trabalhadores e voluntários do hospital. Também foi reformada a área de lactário, onde são preparadas as mamadeiras das crianças.

Referência regional nos atendimentos de ortopedia, cirurgia geral e bucomaxilofacial, o hospital ainda oferece as seguintes especialidades: neurocirurgia, oftalmologia, odontologia e psiquiatria.