São Bernardo vai abrigar Complexo de Laboratórios de Emissão Veicular da Cetesb

Em construção na região central, complexo apresentado nesta segunda-feira será composto por dois modernos laboratórios para medir emissão de poluentes

A Prefeitura de São Bernardo do Campo sediou, na manhã da última segunda-feira (19), a apresentação do status da obra do Complexo de Laboratórios de Emissão Veicular da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), construído na região central cidade, um dos mais modernos e completos da América Latina. O evento, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, contou com a presença do presidente da Associação N acional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, e aproximadamente 150 pessoas ligadas à cadeia de produção automotiva.

Com investimento de R$ 60 milhões, o Complexo Laboratorial da Cetesb ocupará área de 15 mil m² na Rua dos Vianas e será composto por dois modernos laboratórios especializados em medir emissão de poluentes por veículos automotores. Em conjunto, os laboratórios terão a capacidade de realizar ensaios para a determinação da emissão de gases, partículas e ruído em veículos leves, pesados e motocicletas.

Um dos laboratórios, que está previsto para ser concluído em julho deste ano, é exclusivo para ensaios em veículos diesel leves e pesados. Este laboratório está sendo construído com recursos de acordo judicial firmado entre o Ministério Público Federal, Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Governo do Estado através da Cetesb e a Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O segundo conta com estrutura para ensaios em veículos leves e médios movidos a etanol, gasolina, GNV e diesel, além de motocicletas. Previsto para ser entregue em 2015, este laboratório está sendo construído pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como componente do projeto integração Centro (ligação Barra Funda/Roosevelt) com recursos do Banco Mundial.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Jefferson José da Conceição, trata-se de importante investimento relacionado à inovação, pesquisa e desenvolvimento, além de ser fator de competitividade para a região. “Um laboratório dessa magnitude na região significa constituir âncoras de manutenção de empresas e de atração de empresas”, ressaltou.

O evento também contou com a presença dos representantes da Cetesb Eduardo Cerpa e Vanderlei Ferreira, do diretor do Centro Universitário da FEI, Vagner Barbeta, do superintendente de planejamento do Instituto Mauá de Tecnologia e dos secretários municipais de Gestão Ambiental, João Ricardo Caetano, e Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.