Que o inglês é o idioma universal, todo mundo sabe. Está em todos os lugares: na música, nos filmes, nos programas de TV. Também é referência nos negócios, no comércio, na publicidade e, sobretudo, na internet. O mundo se conecta por meio da língua inglesa e saber se comunicar nesse idioma é decisivo no futuro das crianças.
Para um adulto, aprender outra língua pode parecer uma tarefa difícil. Mas se torna simples e natural quando familiarizada na primeira infância. As crianças têm grande capacidade em aprender, pois o cérebro está preparado para conhecer coisas novas. Estudar um segundo idioma nos primeiros anos de vida amplia o raciocínio dos pequenos, tornando-os mais criativos. Além disso, eles têm mais facilidade para aprender outras línguas, pois acabam conhecendo outras formas de estruturar frases.
Para Carla Bordin, coordenadora e professora da escola Seven Idiomas de São Caetano, quanto mais cedo as crianças estudarem inglês, maior é a possibilidade de falarem sem sotaque, com fluência e desenvoltura. “A memorização do conteúdo na infância é bem mais clara. Nessa fase, não existe erro nem medo de aprender. Mas é preciso que o aluno se sinta à vontade nas aulas”, completa a educadora.
As crianças são admitidas na Seven Idiomas de São Caetano a partir dos 4 anos. E para facilitar o ensino do inglês aos pequeninos, a escola utiliza-se da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner. O método identifica os sete tipos de inteligência que, juntos, colaboram na formação da personalidade de um indivíduo, influenciando nos pontos fortes e fracos de cada um.
Mapear os sete tipos de inteligência facilita o ensino do idioma, imprimindo um caráter lúdico às aulas e as transforma numa experiência prazerosa. Partindo desse método, são desenvolvidas atividades variadas como jogos, brincadeiras, contação de histórias, desenhos, aulas de culinária, exibição de vídeos, entre outras. “Essa técnica ajuda muito no aprendizado, pois conseguimos focar no que é mais importante e eficaz para o desenvolvimento das crianças”, afirma a coordenadora da Seven Idiomas de São Caetano.
Como falar inglês se transformou numa obrigatoriedade, quem aprender mais cedo acaba tendo mais vantagem quando chega à fase adulta. “Além de trazer ganho cultural, a pessoa adquire fluência e um vocabulário vasto quando se torna um adulto”, complementa.