Era pra ser…

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

24 de Maio

Era pra ser...“Bons tempos em que a Praça Cardeal Arco Verde era somente para pedestres descansar nas inúmeras árvores e podia ficar despreocupado que ali não passava veículos e quando entrava eram retirados imediatamente. Enquanto que hoje, é arriscado ficar nas proximidades principalmente nos finais de semana”.

Depois querem votos…

Alguns vereadores parecem que não enxergam além do próprio bairro onde vivem. Isso quando enxergam. Pedir o que a população tem direito adquirido, é mais absurdo ainda. Segurança, Saúde e Educação e o direito de ir e vir, são coisas que a administração municipal e suas secretarias devem se preocupar a dar ao munícipe. Portanto obstruir a pauta do Legislativo, bem que poderia ser com assuntos mais relevantes, vereador e secretário da mesa, sr. Fábio Soares. Um dos problemas que vem ocorrendo há muito tempo são os elevadores do prédio público onde está instalada a Câmara Municipal, e ninguém manda consertar. Seja fiscal do povo e cobre postura dos responsáveis pelo conserto.

Guias e sarjetas…

Fiscalizar a administração é mais difícil do que usar o mandato de vereador para pedir pequenas benfeitorias, beneficiando somente algumas pessoas. Alguns vereadores entram calados e saem mudos das sessões da Câmara Municipal. Parecem que foram eleitos somente para balançarem a cabeça de um lado para o outro em sinal de concordância. Assuntos sem relevância alguma são votados com toda a pompa, se eles fossem resolver o problema da cidade num todo, quando não passam de comodismo de alguns que preferem apresentar proposituras para consertar guia no Jardim São Caetano, vide professora Magali, que deveria estar à frente de sua classe trabalhadora onde trabalhou por muitos anos, mas prefere indicar conserto em guia e sarjeta.

Sessão nem deveria ter

A sessão da Câmara Municipal de São Caetano da última terça-feira deveria ser cancelada por falta de assuntos relevantes a população. Dentre os inúmeros pedidos dos ilustres vereadores, o que mais chama a atenção são os pedidos de poda de árvores, conserto de guia, conserto de buracos em ruas, instalar lombadas e semáforos e alguns pontos da cidade. Já não bastasse quão caótico é o trânsito em horários de pico, os vereadores ainda querem colocar mais obstáculos!!! – querem é travar de vez o município e não ajudar.

Que segurança heim ?

No início da semana, poderia se notar dezenas de Policiais Militares, em grupos de 4 ou até oito parados ou andando pela rua Taipas no bairro Barcelona. Bela iniciativa do comandante da PM na cidade, que quer aumentar a sensação de segurança da população.

Até aí a atitude é plausível. Mas e os assaltos e furtos de veículos que aconteceram na própria rua Taipas e Oriente, bem próximos dos policiais e ninguém viu nada? – Foram seis ocorrência entre assaltos e furtos de veículos (uma loja) e nenhum policial viu nada e foram fatos ocorridos bem próximos dos PMs. Qual a vantagem de ter um grande contingente policial num bairro, mas, ficarem estacionados próximos uns dos outros numa mesma rua? – a insegurança vai continuar se métodos mais profissionais não forem tomados. Como está acontecendo, e já há boatos de que a tropa está contra seu comandante futuro candidato a deputado. Será?!?! – nada difícil disso ocorrer…

Não multam mesmo e as infrações continuam

Mas uma estamos alertando para que tanto a Polícia Militar quanto a GCM comecem a multar os infratores que burlam a lei de trânsito na cidade – as infrações abaixo citadas não são coibidas pela segurança do município. É muito motorista cometendo infrações das mais variadas pelas ruas o município. A população até agradeceria as autoridades se a PM e a GCM, começassem a multá-los, assim tornaria a vida de todos muito menos perigosa. São motoristas que andam na contra mão, não sinalizam seus veículos corretamente, com celular no pescoço como se fosse parte do corpo e sem cinto de segurança. São as infrações com maiores incidências. Quem sabe a prefeitura conseguiria arrecadar um bom dinheirinho com estas multas.

Espaço virou estacionamento

Uma das mais tradicionais praças de São Caetano, a Cardeal Arco Verde onde se encontra a Matriz Sagrada Família, virou estacionamento? – ao que tudo indica sim, visto que não há fiscalização adequada no local há muito tempo e os lojistas e clientes aproveitam para usar o local como estacionamento gratuito em qualquer horário. Onde está a GCM que não multa os incautos motoristas? – ou eles só preferem multar os munícipes que vão as sessões da Câmara e estacionam nas proximidades do Hospital Central onde não há comércio. É pra pensar no assunto… Enquanto isso, a praça está sendo destruída…

Zoneamento

Algumas construtoras e incorporadoras de São Caetano já estão de olho no que podem construir nos bairros Mauá, Cerâmica, São José e Oswaldo Cruz, depois da aprovação da nova lei de zoneamento que abrange os quatro bairros, os únicos bairros que não possuem nenhum empreendimento de grande porte até o momento. Segundo comentários e críticas veladas, até a antiga sede da FEC ABC – na rua amazonas, 2000 – já estaria sendo negociada para implantação de um empreendimento imobiliário.

Só faltam encontrar uma brecha na nova lei, o que não deve ser difícil de acontecer, tem muitos advogados bons na praça…

Críticas e ataques

A política tem seus altos e baixos, e nem todos estão preparados para suportar críticas, sem dar o troco imediatamente, principalmente se sentem ofendidos e ou traídos. Mas esse não é o caso. Acontece que, enquanto provocam-se discórdias entre candidatos da cidade, os candidatos forasteiros tomam conta da situação, e quem sempre sai perdendo é a população. Esses apartes estão longe de terminar e parece que São Caetano, se persistir o problema, vai ficar novamente sem um representante se isso persistir. Os anos e as eleições passam, e sempre continuará a mesma coisa.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.