Paredes do Piscinão do Paço estão 30% prontas

Quem nota o grande número de operários, guindastes e a entrada e saída de caminhões na região do Paço Municipal tem a certeza de que segue a todo vapor uma grande obra no Paço. O que talvez não imagine é que essa construção, um piscinão com área equivalente a dois campos de futebol, profundidade de um prédio de sete andares e capacidade para até 220 milhões de litros de água, avança em ritmo acelerado para baixo.
Paredes do Piscinão do Paço estão 30% prontas
No momento, os esforços dos cerca de 200 operários estão na construção das paredes de contenção do reservatório, conhecidas como paredes dia-fragma, que já estão 30% concluídas.

Essas paredes têm 60 centímetros de espessura e profundidade média de 18 metros. Cada um desses painéis, feitos de concreto armado, tem cerca de 5 metros de largura. Só a escavação para confecção destes painéis exige equipamentos e técnicas muito específicas, como uma escavadeira vertical guiada por guindastes que faz a escavação.

Além disso, desde o inicio da obra, em dezembro do ano passado, o terreno foi nivelado, árvores, lagos artificiais e postes e lâmpadas foram removidas e houve a instalação do canteiro de obras.

O secretário de Serviços Urbanos conta que já saíram do canteiro de obras mais de 2800 caminhões de terra, em 45 mil viagens, sem contar o transito de 250 caminhões de concreto. “Isso representa o nivelamento do terreno para as obras e boa parte da construção da parede do piscinão. O trabalho não prejudicou até o momento o trânsito ou o viário, e isso é um cuidado que temos com nossas obras”, declarou.