O ministro da Saúde, Arthur Chioro, também participou do evento que marca os 10 anos de implantação do Programa Brasil Sorridente
A presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, entregaram à população na última quarta-feira (28), a unidade do Brasil Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Alvarenga. O espaço marca os 10 anos do programa do Governo Federal, que contabiliza mais de mil unidades em todo o País.
A presidente Dilma Rousseff destacou que o Brasil Sorridente completa as políticas da Atenção Básica à Saúde. “Em 2003, 13% dos adolescentes nunca tinham ido ao dentista, 45% dos brasileiros não escovavam os dentes de forma regular e um quinto da população brasileira já tinha perdido todos os dentes. Antes, o tratamento na rede pública era arrancar o dente que estava doendo. Hoje, além de tratar, também fornecemos próteses e contabilizamos 16 milhões de procedimentos no País e 500 mil próteses entregues. Esse último dado equivale a 20 vezes mais do que foi feito antes do programa”, destacou.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, destacou que a expectativa é dobrar o atendimento feito na cidade, pois em janeiro de 2015 deverá ser inaugurada a unidade do CEO Silvina. “Essa era uma política que não havia antes na cidade. Agora implementamos e o atendimento odontológico faz parte da Atenção Básica da cidade. Esse é um dos motivos que estamos reformando e ampliando as Unidades Básicas de Saúde, para garantir esse atendimento na UBS. E o que não é resolvido na unidade, é encaminhado para o Brasil Sorridente”, explicou.
Já o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que antes a pessoa tinha de ter a sorte de morar em uma cidade com atendimento odontológico para ter acesso a um dentista. “Hoje contabilizamos 23,5 mil equipes de saúde bucal no País, o que garante acesso e atendimento de qualidade às pessoas que não podem arcar com os gastos de um dentista”, salientou.
Beneficiário do programa e morador de São Bernardo, José Mário Postal elogiou o programa, por meio do qual conseguiu uma prótese total. “Eu tinha dificuldades para comer e até vergonha para sorrir. Há pouco mais de um ano, consegui a prótese”, disse.
A secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, destacou que a porta de entrada para o serviço são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que agora também contam com o serviço de odontologia. “Estamos reformando e ampliando as unidades, que estão ganhando espaço para esse tipo de atendimento. O que não é resolvido na UBS é encaminhado para o CEO”, explicou.
Prêmio Brasil Sorridente – São Bernardo do Campo venceu as etapas estadual e nacional do Prêmio Brasil Sorridente de 2013 entre as cidades brasileiras com população acima de 300 mil habitantes. O prêmio é concedido desde 2005 aos municípios que se destacam na implantação de políticas públicas em saúde bucal. Trata-se de iniciativa do Conselho Federal de Odontologia e dos 27 Conselhos Regionais, em parceira com o Ministério da Saúde. O prêmio, um consultório odontológico completo, foi entregue no início deste ano e está instalado na UBS do Riacho Grande.