No início da Festa Junina do Mulheres em Movimento na Virada Cultural havia poucas mulheres. Mas com o passar das horas, elas foram chegando e trouxeram seus maridos, namorados, filhos e amigos, além de pratos com comidas típicas para abastecer as 23 barracas de alimentos e brincadeiras da Festa. Durante as cinco horas de festa, mais de 4.000 pessoas marcaram presença no centro Cultural Okinawa do Brasil.
A Festa Junina do Programa Mulheres em Movimento teve de tudo, mas o principal, que já é característico desse grupo, foi a animação, que sempre está presente em todas as atividades dessas mulheres.
A abertura contou com a presença do prefeito Lauro Michels Sobrinho, que na ocasião anunciou a doação de tablets para aperfeiçoar as condições de trabalho dos professores do Programa. O prefeito também lembrou sobre as próximas obras a serem entregues na cidade, como a da revitalização do Parque Ecológico do Eldorado, que será entregue no dia 9 de julho.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou ainda que 8 de junho próximo, será dado início às obras para fornecimento de água no loteamento Sítio Joaninha, na região Sul do município. “Depois de mais de 30 anos de abandono, colocamos ônibus no Sítio Joaninha; conseguimos o licenciamento ambiental para as obras de infraestrutura que já estão sendo feitas e, agora, o povo de lá terá água também”, disse Michels.
Animação
A alegria e animação prosseguiram durante toda a tarde e começo de noite no Centro Cultural Okinawa, onde as 23 barracas de comidas e brincadeiras, representavam cada uma as salas de ginástica onde ocorrem as atividades esportivas, recreativas e sociais do Programa. No lado externo, próximo à entrada, o bingo contou com a presença de dezenas de pessoas.
As atividades culturais foram os destaques da Festa Junina. Além das quadrilhas das quatro regiões da cidade (Norte, Leste, Centro e Leste), que se apresentaram no palco interno, também houve apresentação de dança circular (com tema da cultura celta) e dança de quadrilha junina pelas alunas do Programa no palco externo.
No mesmo local, na sequência, ocorreu o show musical do grupo “Violeiros de Diadema”, que mostrou ao público canções conhecidas da música caipira e regional do Brasil. Ao mesmo tempo ocorria no palco interno a apresentação da “Comitiva Família Country da Chácara Três Irmãos”, que mostrou dança típica norte-americana.
Depois foi a vez dos professores do Programa dançarem ao som das canções ‘Suíte dos Pescadores’, de Dorival Caymmi e ‘Severina Chique Chique’, de Genival Lacerda”.
A Festa Junina foi encerrada com a banda diademense “Tem Japonês no Choro”, que interpretou canções juninas, além de rock, forró e MPB.