‘Copa Bus’ entra no clima do Mundial circulando pelas ruas de Santo André

O carismático motorista Fumassa encarna o jogador de futebol neste ano; veículo foi adaptado para transmissão dos jogos dentro do coletivo

Em ano que o Brasil sedia a Copa do Mundo, Santo André coloca nas ruas o Copa Bus, veículo totalmente caracterizado que circulará pelas ruas da cidade até o fim do Mundial. O tradicional motorista Fumassa, de bermuda e camisa da seleção, está devidamente trajado para transportar os passageiros. Uma estrutura foi incorporada ao ônibus para que os usuários do transporte público municipal não percam nenhum lance dos jogos.

Durante as viagens, os passageiros poderão assistir à abertura do campeonato e a todos os jogos da Copa em duas TVs de LED, em alta definição, instaladas dentro do veículo. Um imenso tapete de grama sintética decora o interior do Copa Bus, além 70 metros de lâmpadas de LED com as cores do Brasil.

Devido ao sucesso conquistado com o Bus Noel, tradicional na cidade, o Copa Bus retorna pela segunda vez às ruas. O veículo, totalmente adaptado, zero quilômetro, conta ainda com catraca digital, que contabiliza o número de passageiros que utilizou o serviço, portas elétricas e totalmente acessíveis. A iniciativa é da SATrans (Santo André Transportes), concessionária que administra o sistema de transporte público municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos.

Novos ônibus

Na ocasião, oito novos ônibus, de um lote de 12 adquiridos pelo Consórcio União Santo André, foram entregues. Os veículos circularão nas linhas B-13 Jardim Aclimação/ Vila Alice e B-19 Jardim Aclimação/Rodoviária (Via Bairro Campestre). Todos os veículos são zero-quilômetro e adaptados para o transporte de deficientes físicos e monitoramento por GPS.

Para atender aos padrões e normas de acessibilidade, os novos ônibus possuem espaço maior entre os bancos e assentos preferenciais devidamente demarcados para obesos, portadores de deficiência, idosos e pessoas com criança de colo. Os veículos também são menos poluentes, com motores de alta tecnologia que seguem padrões internacionais em vigor no País, e reduzem em 80% a emissão de materiais particulados e de 63% de óxidos de nitrogênio.