Rota dos Sabores ganha livro de receitas culinárias com 43 opções

Próxima edição do festival gastronômico ocorre em outubro

A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou na noite de segunda-feira (16) o livro de receitas “Rotas dos Sabores”, no Restaurante Escola do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). O livro reúne 43 receitas preparadas para o Festival Rota dos Sabores relacionadas às rotas do peixe e do frango com polenta, além de petiscos e aperitivos, prato executivo e de comidas típicas.

O livro de receitas é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura, em parceria com o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal) e Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Turismo e Similares de São Bernardo do Campo (Assorth).

A terceira edição do festival reuniu mais de 100 estabelecimentos — entre restaurantes, bares, lanchonetes, panificadoras, hotéis e padarias. Como parte do evento, os estabelecimentos participantes criaram ou adequaram um prato, um lanche, um petisco ou aperitivo ou uma porção com preço reduzido em até 50% durante o período do festival, realizado em outubro de 2013.

Cada comerciante que participou com uma receita no livro recebeu 75 exemplares para distribuir para clientes, e a Prefeitura também disponibiliza o arquivo eletrônico para os que desejarem imprimir mais cópias. “Certamente vou mandar fazer mais umas cópias para entregar para familiares e clientes”, disse a comerciante Rosa Simão Guebara.

Rosa, que participou das três edições do festival, destacou que o evento dá respaldo para que os estabelecimentos divulguem seus produtos. “Também já é possível notar aumento de público”, disse.

A quarta edição do Festival Rota dos Sabores ocorre de 10 de outubro a 2 de novembro deste ano e, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, atualmente a cidade conta com cinco rotas gastronômicas — do peixe, do frango com polenta, petiscos e aperitivos, prato executivo e de comidas típicas -, mas a intenção é incluir mais três no festival: pizzaria, pastelaria e padarias e docerias. “Temos potencial para isso. Ainda não sabemos quando vamos incluir esses três novos roteiros, mas estamos trabalhando para que isso se torne realidade”, destacou.