Medida é uma decisão da Sabesp para levar mais água do Sistema Rio Claro a outras regiões da Grande São Paulo com problemas de abastecimento em virtude da crise hídrica do Cantareira
Imóveis de Santo André abastecidos pelo Reservatório Vila Vitória passarão a receber água produzida pelo Sistema Rio Grande, captada na Represa Billings.
A mudança é uma decisão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tomada diante da atual crise hídrica e passou a vigorar desde ontem, (27).
Atualmente, o setor Vila Vitória, com aproximadamente 105,5 mil moradores, recebe água do Sistema Rio Claro, que fica em Biritiba Mirim.
Com a mudança, os moradores do setor podem sentir diferenças no odor e na cor da água. O Semasa ressalta, porém, que a água entregue pelo Sistema Rio Grande atende a todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
O reservatório, hoje com mais de 93% da sua capacidade, já era responsável por abastecer 20% de Santo André. Com a mudança, passa a ser o fornecedor de água para 28% da cidade. Por sua vez, o Sistema Rio Claro, antes responsável por abastecer 74% de Santo André, passa a ser o fornecedor para 66% da cidade. O Semasa tem ainda uma produção própria que garante água para 6% do município.
Com a atual crise hídrica, principalmente no Sistema Cantareira, que abastece quase metade da Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp tem utilizado mais o Sistema Rio Claro para enviar água à zona leste da capital. Hoje, o Rio Claro é o sistema com melhor reservação da RMSP: 102%. Com a mudança em Santo André, a companhia estadual terá a liberação de mais água para locais antes abastecidos pelo Cantareira.
O setor abastecido pelo Reservatório Vila Vitória compreende os seguintes bairros: Vila Vitória, Vila Marina, Vila Junqueira, Jardim Aclimação, Jardim Santa Cristina, Las Vegas, Jardim Alvorada, Sítio dos Vianas, Jardim Irene, Vila Pires, Vila Luzita, Vila Marina e Jardim Primavera.
Mais informações pela Central de Atendimento do Semasa, através do telefone 115.